AtaNews Publicidade 728x90
04/04/2024 às 18h04min - Atualizada em 04/04/2024 às 22h53min

Atividade física regular ajuda a prevenir e controlar doenças vasculares

Dados da OMS apontam que quase metade da população brasileira é sedentária

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

No sábado, 06 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo estudos, o exercício diário tem um impacto significativamente positivo na saúde vascular, especialmente quando combinado com outras escolhas de estilo de vida saudável, como não fumar, manter uma dieta balanceada e manter um peso corporal adequado. No entanto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 47% da população brasileira não pratica atividade física com frequência, enquanto 14% se exercitam por menos de 10 minutos, uma média alarmante que preocupa especialistas. 

A cirurgiã vascular Dra. Cristienne Souza, da clínica Venous, ressalta que a atividade física pode ser incorporada de diversas maneiras, desde ir a pé ou de bicicleta para a escola até a prática de esportes formais. Além de ser divertida, ela também desempenha um papel crucial na redução do risco de várias doenças, como explica a médica: “A atividade física ajuda a queimar calorias,controlar a pressão arterial e manter o fluxo de sangue preservado.”

Muitas pessoas atribuem a falta de atividade física à rotina agitada, mas a especialista adverte que essa prática pode desencadear problemas graves de saúde vascular que poderiam ser evitados com a prática regular de exercícios. “Realizar exercícios físicos frequentemente promove diversos benefícios à saúde física e mental, prevenindo condições como diabetes, obesidade e hipertensão arterial”, acrescenta.

Atividades como corridas e caminhadas são especialmente recomendadas para manter o sistema circulatório saudável, como explica a Dra Cristienne: “Essas atividades auxiliam no funcionamento correto do sistema circulatório, aumentando o fluxo sanguíneo e melhorando a circulação.” Ela enfatiza que a movimentação dos membros, principalmente inferiores, estimula o retorno do sangue venoso ao coração, fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo drasticamente o risco de desenvolvimento de doenças vasculares.

Confira abaixo algumas dicas da Dra Cristienne Souza  para prevenir doenças vasculares: 

Mantenha um estilo de vida ativo: Pratique atividades físicas regularmente, como caminhadas, natação ou ciclismo, para promover a circulação sanguínea e fortalecer os vasos sanguíneos.

Tenha uma dieta equilibrada: Consuma uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras para manter os níveis de colesterol e pressão arterial sob controle.

Evite fumar: O tabagismo é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de doenças vasculares. Parar de fumar ou evitar o tabagismo pode reduzir drasticamente esse risco.

Controle a pressão arterial: Mantenha a pressão arterial dentro dos limites saudáveis através de uma dieta balanceada, atividade física regular e, se necessário, medicação prescrita pelo médico.

Evite ficar muito tempo na mesma posição: Evite ficar sentado ou em pé por longos períodos sem se movimentar. Faça pausas para movimentar as pernas, especialmente durante viagens longas ou períodos prolongados de trabalho.

“Seguir essas dicas pode ajudar a prevenir doenças vasculares e manter a saúde vascular em boa condição”, afirma a médica da clínica Venous. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »