AtaNews Publicidade 728x90
03/04/2024 às 10h54min - Atualizada em 04/04/2024 às 07h47min

Contra dados nacionais, Jundiaí (SP) reduz casos de mortalidade infantil

Administração municipal conta com plataforma que traz indicadores vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Emilly Santos
Prefeitura de Jundiaí
Na contramão dos números divulgados no final de março pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Jundiaí (SP) registrou uma queda de 40% em casos de mortalidade infantil entre os meses de janeiro e novembro de 2023. Os dados são do Hospital Universitário (HU), referência no atendimento materno-infantil da cidade.

“O crescimento produtivo do HU é resultado de investimentos e do trabalho das equipes. A queda da mortalidade infantil é fruto da busca constante pela excelência, tanto da gestão, quanto dos colaboradores”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. Ele conta que o investimento em Saúde representa um quarto de todo o orçamento municipal.

Conhecida como “Cidade das Crianças”, o município se destaca pelas políticas públicas voltadas especialmente para a primeira infância, muitas delas desenvolvidas com base no Observatório Jundiaí, uma plataforma com 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“A ferramenta traz 100 indicadores voltados exclusivamente à primeira infância. Os dados incluem, por exemplo, coberturas de vacinas, saúde bucal e internações. A partir desse raio-X temos condições de compreender melhor o que deve ser aperfeiçoado no atendimento médico e hospitalar das nossas crianças, intervindo de maneira muito mais precisa e eficiente”, explica Luiz Fernando Machado.

IBGE
Os dados divulgados pelo IBGE, a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, revelam que no ano de 2022 mais de 40 mil crianças e adolescentes de 0 a 14 anos morreram no Brasil. O maior aumento se deu entre as crianças de 1 a 4 anos. Um total de 6.012 óbitos, 1.304 a mais (27,7%) que em 2021 (4.708 óbitos).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »