AtaNews Publicidade 728x90
03/04/2024 às 09h04min - Atualizada em 03/04/2024 às 09h04min

“Cuidados Paliativos” é tema de palestra no Dia Nacional da Segurança do Paciente

Birigui/SP

Santa Casa Birigui
Em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, lembrado nesta segunda-feira (1º de abril), a Comissão de Segurança do Paciente da Santa Casa de Birigui promoveu a palestra “Introdução aos Cuidados Paliativos” para os colaboradores e estagiários do hospital.

A palestra foi ministrada pela Dra. Tânia Pessutti de Andrade Boliani, médica da Família e Comunidade pela SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade); especialista em Nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e especialista em Cuidados Paliativos pela Fiocruz.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), cuidados paliativos são uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças graves que ameacem a continuidade da vida. O objetivo é tratar a dor e sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Segurança do paciente é considerada a mais importante dimensão quando se fala em qualidade na assistência à saúde. O intuito é diminuir os riscos de danos desnecessários associados ao cuidado de saúde ou até mesmo que haja a eliminação deles no ambiente hospitalar.

Para entregar serviços de forma segura e com qualidade, a Santa Casa de Birigui tem em sua rotina de trabalho estratégias que sustentam as boas práticas em saúde durante todo o atendimento, com base nas seis metas internacionais da segurança do paciente.

As metas são: identificação correta do paciente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos; cirurgia segura; reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados e reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de lesões por pressão e quedas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »