AtaNews Publicidade 728x90
01/04/2024 às 17h01min - Atualizada em 01/04/2024 às 17h01min

TI x Ciência da Computação: quais as principais diferenças e como escolher a certa

Embora sejam muito parecidos, os dois cursos formam profissionais que se complementam

Crédito: gorodenkoff/iStock
Escolher um curso para graduação não é uma tarefa fácil, pois são centenas de opções e alguns cursos podem até soar parecidos, o que torna a escolha mais difícil ainda. Dentre esses cursos, podemos destacar a Ciência da Computação e a Tecnologia da Informação, dois cursos diferentes, mas que muitos podem se confundir.

O que é Tecnologia da Informação?
O curso de Tecnologia da Informação (comumente chamado também de TI) é responsável pela formação de profissionais que vão atuar diretamente dentro das empresas prestando suporte técnico para sistemas digitais já estabelecidos.

Dentro da área de atuação, os profissionais podem trabalhar diretamente com outras pessoas dentro da empresa, atualizando hardware, coletando informações e demandas para atualização de sistemas e softwares utilizados, manutenção dos sistemas de servidores, armazenamento em nuvem, etc.

O que é Ciência da Computação?
O curso de Ciência da Computação, por outro lado, é mais voltado para a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento de sistemas informáticos, codificação, softwares e aplicativos, além de desenvolvimento e análise de algoritmos.

Outra função do profissional formado em Ciência da Computação é a de melhorar e aprimorar a automação de processos, através de informações e demandas exigidas pelo profissional de Tecnologia da Informação, para otimizar o fluxo de trabalho com softwares mais inteligentes e refinados projetados para cada empresa.

O profissional da Ciência da Computação tem menos contato com o usuário final de seu produto, ao contrário do profissional de Tecnologia da Informação, que tem menos contato com o desenvolvimento de software.

Qual escolher: Tecnologia da Informação ou Ciência da Computação?
Essa questão é muito difícil de responder, já que são duas áreas diferentes, mas que se complementam. O profissional de Tecnologia da Informação é aquele que vai trabalhar com os softwares no dia a dia, escrevendo reportes para atualização e melhoria dos sistemas, além de prestar manutenção para todo o hardware da empresa (computadores, notebooks, impressoras, roteadores e até smartphones).

Já o profissional de Ciência da Computação está na outra ponta, no lado do desenvolvimento do software, aprimorando os pontos deficientes para que o programa em questão seja cada vez mais eficiente.

Para quem gosta de trabalhar com tecnologia, em especial com hardware, e prefere maior contato com outras pessoas dentro da empresa, é recomendado escolher a Tecnologia da Informação – existem diversos cursos disponíveis em centenas de universidades pelo Brasil.

Por outro lado, para aqueles que apreciam a tecnologia no lado digital e de desenvolvimento de programas, codificação e análise de algoritmos, a escolha certa é o curso de Ciência da Computação EAD ou presencial, também presente na grande maioria das universidades brasileiras.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »