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01/04/2024 às 14h08min - Atualizada em 01/04/2024 às 14h08min

Hospital Municipal de Rio Preto conquista acreditação ONA, selo com padrão nacional de qualidade

Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile é a primeira instituição municipal no noroeste paulista a conquistar o selo

Assessoria de Imprensa do HM de Rio Preto
Divulgação/HM de Rio Preto
Em seu primeiro ano de funcionamento, o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM) atingiu o padrão de qualidade e segurança exigido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão certificador de instituições de saúde reconhecido pelo Ministério da Saúde. O hospital, que é administrado pela Fundação Faculdade de Medicina (Funfarme) e atende exclusivamente a população SUS de Rio Preto, é o primeiro hospital municipal no noroeste paulista a conquistar o selo.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Reconhecidos em todo o Brasil, os padrões estabelecidos pela ONA validam não apenas a segurança do paciente, mas também a qualidade excepcional da assistência prestada pelo serviço de saúde à população. Para a conquista do ONA 1 foram avaliados diversos critérios de segurança do HM.

"É com imenso orgulho que hoje celebramos a conquista da Acreditação ONA pelo nosso Hospital Municipal, que tem se dedicado incansavelmente a oferecer serviços de saúde de qualidade à comunidade. A Acreditação ONA é mais do que uma simples validação; é um selo de confiança que atesta a eficiência dos nossos processos, a segurança dos nossos procedimentos e o cuidado humano que colocamos em cada atendimento”, disse o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares.

Para o prefeito Edinho Araújo, o HM receber o selo é uma importante conquista para a saúde rio-pretense. “A acreditação do HM, em apenas um ano e meio de funcionamento, pela ONA, comprova a qualidade dos serviços prestados e reconhece o trabalho árduo e dedicado de todos os colaboradores envolvidos no processo. Eleva também a confiança dos pacientes e dos profissionais, além de destacar o nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos empenhados em continuar avançando, inovando e buscando soluções que impactem positivamente a saúde e o bem-estar da comunidade", diz o prefeito Edinho Araújo.

Só em 2023, o HM realizou 78.757 atendimentos, sendo 70.360 atendimentos ambulatoriais, 4.651 cirurgias gerais e 3.746 cirurgias oftalmológicas, atendendo pacientes de todas as regiões de Rio Preto. O mapeamento de pessoas atendidas revelou que munícipes de todas as áreas de abrangência de Rio Preto receberam atendimento no Hospital Municipal, sendo que, de 1.146 pacientes pesquisados atendidos no ambulatório, 99% consideram o serviço bom ou ótimo, e, de 358 pacientes pesquisados internados, 100% consideraram o serviço bom ou ótimo, marca que atesta a excelência do atendimento da instituição gerida pela Funfarme.

“Os altos índices de satisfação refletem não apenas a qualidade dos nossos serviços médicos, mas também o cuidado humano e a empatia que nossa equipe demonstra a cada interação. Para nós, cada paciente não é apenas um caso, mas uma pessoa única digna do mais alto padrão de atendimento. Essa pesquisa não só valida nossos esforços, mas também nos inspira a continuar buscando a excelência em cada aspecto do nosso trabalho’, diz Dr. Horácio Ramalho, diretor-administrativo do HM.

Padrão de qualidade e segurança

Para ser Nível 1 – Acreditado, a organização de saúde precisa cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, demonstrando assim o compromisso contínuo com a qualidade, segurança e humanização do atendimento aos pacientes na instituição credenciada.

Uma das medidas adotadas desde o primeiro dia no atendimento do Hospital Municipal são protocolos referentes a segurança assistencial, ou seja, voltadas ao atendimento direto do paciente. Desde o primeiro dia, fazem parte da rotina do hospital normas específicas de checagem contínua de identidade do paciente, priorização de atendimento e medidas contra queda e contra risco de infecção. 

“Sobre as metas de segurança voltadas para o paciente, nós trabalhamos com a dupla identificação, que envolve a identificação através de uma pulseira com nome e data de nascimento e a checagem continua durante cada procedimento e medicação que o paciente passa, para que não haja erro. Além disso, no HM os pacientes andam de cadeira de roda do momento em que chegam até o momento em que saem, para que não haja risco de queda e os pacientes acima de 80 anos ou com algum tipo de deficiência possuem prioridade no atendimento”, cita Dra. Maria Regina Jabur, gestora do HM.

Em relação a segurança do paciente em procedimentos cirúrgicos, a gestora explica que o protocolo de checagem acontece desde a chegada do paciente até a mesa de cirurgia, como  exemplifica em relação as cirurgias de catarata. 

“A primeira coisa que a gente faz quando o paciente chega é marcar com um ‘x’ no olho em que será feita a cirurgia. Então, a funcionária marca o olho e começa a pingar o colírio. Quando o médico vai para o centro cirúrgico, ele olha de novo e faz um círculo, que é para não operar o olho trocado. E também checa a lente, para ter certeza que é adequada para aquele paciente. Então, tem todo um checklist, que a gente chama de cirurgia segura. Desde o primeiro procedimento, seguimos esse protocolo e isso de estende para todas as cirurgias realizadas no HM”, finaliza.

Níveis de Acreditação

A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. A instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis:

Nível 1 - Acreditado 
Foco nos padrões e requisitos que envolvem segurança
Nível 2 - Acreditado Pleno 
Dedicado aos processos e à gestão integrada
Nível 3 - Acreditado com Excelência 
Atesta a excelência em gestão da instituição

HM

O Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM) desempenha papel fundamental no atendimento aos mais de 480 mil habitantes de São José do Rio Preto (SP), uma das maiores cidades do Estado de São Paulo. A instituição oferece atendimento exclusivo à população rio-pretense 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhada pela rede municipal de saúde, mediante agendamento feito por uma das 28 Unidades Básicas de Saúde ou das 5 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

A gestão do HM é conduzida pela Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, sob contrato firmado com a Secretaria Municipal de Saúde. A Funfarme, sediada em Rio Preto, é um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Brasil, reunindo, além do HM, o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. 

Desde sua inauguração, em 10 de outubro de 2022, o HM já se firmou como referência em atendimento humanizado e de qualidade na saúde pública da cidade. O hospital oferece atendimento em 12 especialidades médicas – anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia.
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