AtaNews Publicidade 728x90
26/03/2024 às 14h17min - Atualizada em 27/03/2024 às 13h05min

Dentista explica os riscos que a má saúde bucal traz ao organismo

Rafaela Maynart Batista, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, explica que a falta de higiene pode levar ao desenvolvimento de várias condições médicas como doenças e infecções

Deiwerson Damasceno
Divulgação
A manutenção de bons hábitos de higiene pessoal é fundamental para prevenir doenças e promover a saúde individual. A má higiene pode levar ao desenvolvimento de várias condições médicas como doenças e infecções.
 

Segundo dados do Ministério da Saúde, 55% dos brasileiros não vão ao dentista pelo menos uma vez ao ano e 60% da população brasileira não tem acesso a serviços odontológicos de qualidade, o que contribui ainda para o aumento de problemas como cáries, doenças periodontais e perda dentária precoce.
 

Segundo a dentista Rafaela Maynart Batista, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, esses números destacam a importância de enfatizar essa conscientização social acerca dos cuidados com a saúde bucal a fim de orientar a população de que saúde bucal e saúde do corpo estão interligados.
 

“A cavidade oral é a porta de entrada para o trato gastrointestinal e o resto do corpo. Da mesma forma que o intestino, a boca abriga bactérias, fungos e vírus, sendo a segunda maior comunidade microbiana em humanos. Além de doenças bucais e problemas ocasionados pela falta de higiene bucal como placa bacteriana, cárie dentária, gengivite e mau hálito, esse descuido pode levar a infecções graves”, alerta.
 

Rafaela explica, que a acumulação de placa bacteriana, por exemplo, pode levar a inflamação das gengivas, que por sua vez pode facilitar a entrada de bactérias na corrente sanguínea, contribuindo para um risco de inflamação sistêmica associada às doenças cardíacas, inclusive.
 

“A falta de cuidados com a saúde bucal pode levar não só à doença periodontal, mas diabetes descontrolada, pneumonia, doenças respiratórias, complicações durante a gravidez como parto prematuro e baixo peso ao nascer, e até mesmo agravar condições como doença renal crônica”.
 

Rafaela destaca que, nesse contexto, é essencial adotar uma rotina de cuidados diários, incluindo escovação regular dos dentes pelo menos duas vezes ao dia, uso de fio dental diariamente, enxaguante bucal sem álcool, e visitas periódicas ao dentista. Além disso a especialista sugere que, evitar o tabaco, seguir uma alimentação saudável e substituir a escova de dentes regularmente também são medidas importantes para reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças bucais e promover uma melhor saúde geral.
 

Sobre a Anhanguera
 
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.  
Acesse o site e o blog para mais informações. 

 

Contatos para a imprensa:        
Deiwerson Damasceno
deiwerson܂santoscogna܂com܂br
(11) 98455-3620

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »