AtaNews Publicidade 728x90
26/03/2024 às 12h16min - Atualizada em 27/03/2024 às 12h58min

Recrutamento no home office: 3 benefícios dos testes psicológicos on-line para empresas

Vetor Editora, referência em materiais para o ambiente corporativo, reforça que a aplicação deve oferecer eficiência, agilidade e flexibilidade para os RHs

Natascha Roman Padilha
Vetor Editora
Crédito Freepik
 

80% dos empregadores brasileiros alegam ter dificuldade para contratar profissionais, aponta o levantamento da consultoria ManpowerGroup. Isso se deve ao desafio de identificar e avaliar competências não só técnicas, mas comportamentais como soft skills relacionadas a motivação, trabalho em equipe, pensamento positivo. Nessa busca por talentos com habilidades específicas, a tecnologia aliada aos testes psicológicos chega para facilitar esse processo dentro das organizações.

“Esses testes psicológicos para o meio organizacional têm sido essenciais para o apoio da área de recrutamento e seleção, auxiliando na avaliação de competências necessárias para diversos cargos de forma simples e rápida. Além disso, as informações ficam armazenadas, facilitando a consulta até mesmo depois da contratação”, explica Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas.

Pensando nisso, o executivo separou 3 vantagens para a realização de testes onlines na hora de contratar. Confira abaixo:

  1. Eficiência e economia de tempo

A digitalização de processos tem facilitado muitas demandas do ambiente organizacional, uma delas é o recrutamento. Toda burocracia de papelada pode ser substituída por plataformas que realizam a triagem dos profissionais de forma simultânea e com mais rapidez. Além disso, o banco de dados pode facilitar o acesso a informações possibilitando a coleta e comparação dos resultados.

  1. Gera flexibilidade e acessibilidade

Um dos diferenciais de trabalhar com soluções digitais é o foco em flexibilidade e acessibilidade. “A VOL Vetor Online, por exemplo, não necessita que o candidato se locomova para fazer o teste e nem o profissional, podendo ocorrer em qualquer lugar do Brasil, otimizando muito essa tarefa”, explica Mattos.

Esse uso estratégico da tecnologia pode poupar até 50% do tempo dos RH’s, desta forma, conseguem focar em outras necessidades, desenvolver melhor programas de benefícios, entre outros avanços que impactam não apenas a atração como a retenção de talentos.

  1. Fornecimento de dados e relatórios estratégicos

Com os dados centralizados em um sistema único e armazenados de forma segura é possível realizar uma melhor gestão dos resultados e também gerar relatórios estratégicos, para aprimorar ainda mais os procedimentos de contratação e seus impactos na satisfação dos colaboradores.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »