AtaNews Publicidade 728x90
25/03/2024 às 14h43min - Atualizada em 26/03/2024 às 07h56min

Qual a importância do tratamento odontológico para pessoas oncológicas?

Cerca de 600 mil novos casos de câncer são registrados no Brasil anualmente; Universidade oferece tratamento odontológico especializado para pessoas em tratamentos oncológicos

Assessoria de Imprensa UniCesumar
Divulgação UniCesumar
 

No dia 20 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Bucal e, nessa data, são realizadas ações de conscientização da importância dos cuidados com os dentes. Para além  de ser fundamental para a saúde de todo o público, o tratamento odontológico é especialmente importante para as pessoas que passam por tratamentos oncológicos, exigindo, inclusive, maior cuidado e atenção. É o caso de Luzia Pereira Macedo, residente na cidade de Maringá (PR) e que recebe tratamento gratuito por meio do projeto da Clínica de Odontologia da UniCesumar chamado Ambulatório Odonto Oncológico. A clínica oferece atendimentos convencionais durante a semana, em horário comercial.

Luzia recebeu o diagnóstico de câncer nasofaringe no ano de 2000, localizado principalmente na região nasal, mas que se estendeu aos ouvidos. Tão logo iniciou os tratamentos com radioterapia e quimioterapia, o que, ao longo do tempo, comprometeu sua arcada dentária, chegando a ficar exposta. A situação, infelizmente, pode ocorrer, devido ao tratamento de radioterapia.

Porém,  em 2022, Luzia iniciou os tratamentos na clínica da instituição, onde pôde reconstituir seus dentes, e mantém, até hoje, a prevenção semanal, na qual é feita a limpeza de bactérias e análise bucal. “O suporte que a UniCesumar me deu caiu como uma benção, sou muito grata pelo que fizeram e fazem por mim, pois, além de profissionais, os dentistas da clínica são bons seres humanos.”, declara a paciente.

O coordenador de odontologia da Unicesumar, Dr. Fabio Miranda, explica as consequências que os tratamentos contra o câncer podem gerar para a saúde bucal: “Os procedimentos oncológicos, como a quimioterapia e a radioterapia, podem desencadear uma série de complicações na boca, como mucosite oral, osteonecrose, xerostomia e cárie de radiação. Quando essas complicações não são tratadas de maneira apropriada, podem evoluir gerando grande desconforto e piorando a qualidade de vida do paciente, além de resultar em desafios nutricionais, sociais e emocionais”, pontua o doutor.

O número de casos oncológicos vem crescendo a cada ano no Brasil, como revela o Instituto Nacional de Câncer (Inca) ao apontar que cerca de 600 mil novos casos são diagnosticados no país anualmente. Com esse dado alarmante, é importante que as pessoas com o diagnóstico de câncer saibam da importância do tratamento bucal, como uma maneira de preservação da vida.

Projeto Ambulatório Odonto Oncológico

Os atendimentos do Projeto Ambulatório Odonto Oncológico da Clínica de Odontologia da UniCesumar são realizados às quintas-feiras, das 19h às 21h30, na Av. Guedner, 1690, em Maringá (PR). Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (44) 3309-2674 e (44) 3309-2677. No dia da consulta, devem ser trazidos todos os exames relacionados a condição de saúde, diagnóstico, carta de encaminhamento e exames de imagem. A clínica funciona, também, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com atendimentos gerais em odontologia, como tratamentos restauradores, endodônticos, periodontia, ortodontia, próteses e cirurgias, para esses serviços, os horários devem ser agendados pelos mesmos números de telefone.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »