AtaNews Publicidade 728x90
23/03/2024 às 08h17min - Atualizada em 23/03/2024 às 08h17min

Lesões na pele são tema de treinamento na Ritinha Prates

Araçatuba/SP

ritinhaprates.org.br
Integrantes da Comissão de Cuidados com a Pele (CCP) da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), participaram hoje (22) de treinamento técnico sobre lesões na pele.

A ação foi ministrada pela enfermeira e assessora técnica do Grupo Só Química, Ana Carolina Machado. Ela destacou que a capacitação possibilita um olhar melhor e diferente para o tratamento de feridas. "O objetivo foi proporcionar uma abordagem diferente dos profissionais diante do treinamento e materiais disponibilizados para o tratamento das lesões", destacou.

Foram abordados diversos assuntos, entre eles, avaliação de feridas, lesões na pele, tempo de tratamento, período para cicatrização, tipos de produtos e medicação, identificação dos tecidos, métodos necessários em cada situação e apresentação de casos reais.

“Por causa do aumento do número de usuários que vão para a entidade com lesões de pele extensas ou infectadas, precisamos de mais resolutividade e fazemos mensalmente treinamentos para conduzir os casos”, ressaltou o médico e diretor técnico da entidade, Gustavo Zaffalon Rodrigues.

De acordo com profissional, a associação é o único serviço de referência da região de Araçatuba (SP), que atende para tratamento dessas doenças. “Somos o único serviço de saúde de referencia regional, que atende usuários de outros serviços para tratamento e cuidados com essas doenças”, afirma.

CCP

A Comissão de Cuidados com a Pele (CCP) da Ritinha Prates foi oficialmente constituída em 2022. Todos os meses, os profissionais participam de ações e treinamentos com empresas especializadas nos cuidados de feridas, para capacitação e aprendizado de novas técnicas.

Os integrantes têm por objetivo cuidar e conduzir melhores ações para o tratamento das lesões na pele de usuários, tanto no Hospital Neurológico quanto na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP).

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »