AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2024 às 18h18min - Atualizada em 22/03/2024 às 18h18min

Homem que recebeu implante cerebral da Neuralink joga xadrez usando apenas a mente

"É como utilizar a Força", disse o paciente, comparando o dispositivo ao poder de telepatia da franquia Star Wars

History
No início do ano, Elon Musk anunciou que  o primeiro humano recebeu um implante cerebral de sua companhia Neuralink. Em fevereiro, o bilionário atualizou o progresso do paciente, dizendo que ele era capaz de controlar um mouse de computador usando o cérebro. Agora, o receptor do dispositivo apareceu em um vídeo jogando xadrez online utilizando apenas a mente.

"Como usar a Força"
O paciente, agora identificado como Noland Arbaugh, de 29 anos, ficou tetraplégico após sofrer um acidente de carro. No vídeo, ele explicou que a cirurgia para fazer o implante cerebral foi bem-sucedida e, após um pouco de treinamento com o dispositivo, ele dominou seu uso. "E a partir daí, tornou-se intuitivo para mim começar a imaginar o cursor se movendo. Era basicamente como usar a Força em um cursor", disse ele, comparando o dispositivo ao poder de telepatia da franquia Star Wars

Em uma demonstração ao vivo, ele mostrou que conseguia usar a mente para jogar uma partida de xadrez. "Eu amo jogar xadrez, então isso é uma das coisas que todos vocês me possibilitaram fazer. Eu não conseguia realmente fazer muita coisa nos últimos anos, especialmente nada assim", explicou Arbaugh.

A tecnologia, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos, consiste em uma interface sem fio entre cérebro e máquinas. O objetivo do projeto é ajudar pessoas com problemas neurológicos, permitindo que controlem equipamentos remotamente com o uso da mente. Arbaugh disse que apesar de o implante não ser perfeito e ainda precisar de ajustes, o dispositivo já mudou a sua vida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »