AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2024 às 09h12min - Atualizada em 22/03/2024 às 09h12min

Seleção Brasileira de Futsal Down estreia com vitórias no Mundial

No Dia Internacional da Síndrome de Down, atletas mostram a força da inclusão por meio do esporte

Assessoria CBF
CBF
Seleção Brasileira vence o México na primeira partida pelo Mundial de Futsal Down na Turquia Créditos: Marcos Ribolli
A Seleção Brasileira de Futsal Down fez sua estreia no Mundial da categoria, na Turquia, com duas importantes vitórias, diante das equipes de México e Portugal nesta quinta-feira (21). As goleadas contra as duas equipes acontecerem em uma importante data: o Dia Internacional da Síndrome de Down. O grande desempenho dos atletas da Seleção Brasileira mostra a importância da inclusão. E o esporte é uma das formas de eliminar o preconceito.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a população e quebrar o estigma social, está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012 e entrou para o calendário brasileiro em 2022. A data não foi escolhida por acaso. O dia 21 faz analogia à trissomia 21. Isso porque a síndrome de Down é uma condição genética que altera o cromossomo 21.

Desempenho acima da média

A equipe brasileira brilhou na Turquia. No primeiro jogo, contra os mexicanos, emplacaram uma goleada por 7 a 3, com três gols de Renato Gregório, dois de João Vitor, um de Juan e um de Matheus Santos. Contra Portugal, o placar foi ainda maior: 9 a 1, com quatro gols de Renato Gregório, três de Júlio, um de João Vitor e um de Caio. Os resultados colocam o Brasil na liderança da competição. 

"Hoje, em nossa estreia no Mundial de Futsal Down, ficamos felizes com as vitórias com placar expressivo e que aconteceram no dia 21 de março, data que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down", disse o técnico da seleção, Cleiton Monteiro.

"No jogo contra o México os atletas sentiram um pouco mais, sobretudo os efeitos do fuso horário. Já no segundo jogo, contra Portugal, a equipe entrou mais focada e mais consciente. A seleção fez um bom primeiro tempo e individualmente, Renato Gregório, Júlio e Rafael foram os destaques da partida. No contexto geral a equipe jogou muito bem e o ponto alto foi o trabalho em conjunto. Todos corresponderam ao máximo para que a gente pudesse ter um placar expressivo como foi o 9 a 1",  acrescentou.

O Brasil enfrenta a seleção da Itália nesta sexta-feira (22), ao meio- dia (horário de Brasília), em Antalya. Será o primeiro jogo entre os dois campeões mundiais. Cleiton Monteiro destaca que este é um clássico internacional. O Brasil é o atual campeão mundial, com títulos de 2019 e 2022.

"Temos certeza que vamos fazer um bom jogo e contamos com a torcida de todos", assinalou o treinador.

Cleiton Monteiro ressaltou a importância da parceria com a CBF para a total dedicação aos treinos e preparação para o Mundial.

"A parceria com a CBF faz total diferença e nos dá a tranquilidade de trabalhar com foco total nos treinamentos e na preparação da Seleção. Agradecemos imensamente ao presidente Ednaldo Rodrigues por confiar em nossos trabalho", disse.

A CBF, por meio dos fundos CBF Transforma e FIFA Forward, está investindo mais de R$ 400 mil reais na Seleção Brasileira de Futsal Down. Os recursos incluem as passagens aéreas internacionais, seguros de viagem, acomodação com alimentação completa para toda a delegação, além de transporte durante o período de treinamentos e uniformes de viagem.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »