AtaNews Publicidade 728x90
21/03/2024 às 09h48min - Atualizada em 22/03/2024 às 08h32min

Especialista dá 9 dicas para evitar dores na frente do joelho

Dr. Marco Aurélio S. Neves explica porque as mulheres são mais acometidas pela condromalácia patelar

Soraya Simón
https://www.drmarcoaurelio.com.br
Divulgação
Muitas pessoas sentem dor na parte da frente do joelho e acabam não prestando atenção no porquê isso está acontecendo! Esta dor é um sintoma muito comum da ‘condromalácia patelar’, que é basicamente o amolecimento da cartilagem.

O Dr. Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia de quadril e joelho, destaca que as mulheres são mais atingidas por esse problema.”As características da anatomia das pernas femininas - com os joelhos mais voltados para dentro – é um dos motivos, mas também podemos incluir como razões o uso de saltos, que pressionam ainda mais essa região, entre outros”.

Para aliviar as dores na frente dos joelhos, o especialista reuniu nove dicas importantes que podem ser seguidas para minimizar as dores:
 
  1. Compressa de gelo três vezes ao dia, por 20 minutos, em cima da patela pode ser uma boa medida para amenizar a dor. A questão é fazer do jeito certo  e isso envolve aprender essa e outras questões do tratamento, o que só um médico poderá receitar.
  2. Faça uma pausa nos esportes de alto impacto (futebol, corrida) e substitua pelas atividades de baixo impacto como natação ou hidroginástica.
  3. Evite carregar peso e treinar além do que está acostumado e seu corpo consegue aguentar sem maior esforço.
  4. Alongamentos são muito importantes, e o médico irá orientar sobre como realizar.
  5. Evite ficar sentado por muito tempo, como o joelho em ângulo de 90 graus.
  6. Evite más posturas como, por exemplo, ficar com as pernas cruzadas por longos períodos.
  7. Para dormir, use um travesseiro entre os joelhos para diminuir a pressão entre eles.
  8. Procure usar sempre calçados confortáveis, principalmente, durante as atividades físicas.
  9. Emagrecer ajuda, já que alivia a pressão do peso corporal sobre o joelho.

Para finalizar, o Dr.Marco Aurélio ressalta o quanto é importante que, caso tenha esse sintoma, procure ajuda de um ortopedista especializado de sua confiança para que ele possa realizar uma avaliação minuciosa.


Sobre Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.
Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.  Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações: www.drmarcoaurelio.com.br
Instagram: @drmarcoaurelio.ortopedia
Linkedin: marco-aurelio-silverio-neves


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »