AtaNews Publicidade 728x90
21/03/2024 às 08h43min - Atualizada em 21/03/2024 às 08h43min

Crianças atípicas participam de evento antecipado de Páscoa

Araçatuba/SP

https://www.ritinhaprates.org.br/post/297-crian-as-at-picas-participam-de-evento-antecipado-de-p-scoa
Cerca de 50 crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) participaram de uma ação interativa neste sábado (16), no Parque da Fazenda, em Araçatuba (SP). Todas são atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, sendo parte delas também na clínica Borboletear.

No período da manhã, o grupo e seus familiares participaram de atividades recreativas no gramado e no playground da área que fica junto à sede da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A principal ação foi a Caça aos Ovos de Páscoa, cujos produtos foram doados pela doceria Bethinha's Trufas, mais arrecadações dos familiares das crianças.

O evento foi regado a salgados, doces, bolos, sorvetes e refrigerantes, entre outras guloseimas trazidas pelas famílias. As atividades foram organizadas e monitoradas por uma equipe de profissionais do CER IV, assim como do consultório, com psicólogas, fonoaudióloga e assistente social.

De acordo as idealizadoras do piquenique, fonoaudióloga Patrícia Alves e psicólogas Jaciara Ludolf, Ana Helena Poli e Larissa Motta, o objetivo foi promover a socialização das crianças autistas. "Ações como esta são importantes pois ajudam crianças atípicas a desenvolver habilidades sociais, como comunicação, empatia e interação com os outros, que são essenciais para bem-estar emocional delas", comentou Jaciara.

Depoimentos

Professora da rede municipal de Educação de Araçatuba, Juliane Martini Gomes é mãe de Emanuel, de 5 anos, diagnosticado com TEA desde os 3 anos de idade. Pela primeira vez participando desse tipo de ação coletiva, ela considera a proposta muito interessante e já planeja participar das próximas. "Eu estava ansiosa para vir aqui com o Emanuel. Acompanho o grupo e noto que é algo dinâmico que realmente faz com que as crianças participem. Estou muito satisfeita e percebi que ele também", comentou.

Também professora da rede pública, Elaine Cristina Pereira Gonçalves, tem dois filhos autistas, sendo Luiz Felipe, de 13 anos, e Maria Eduarda, de 3. "Avalio como maravilhosa essa proposta de interação das crianças, pais e terapeutas. Nós pais, visualizamos aqui o desenvolvimento dos nossos filhos. As meninas (profissionais do CER e da clínica) estão de parabéns, toda a equipe.

Ritinha Prates

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de quaisquer os sexos e idades.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »