AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2024 às 14h22min - Atualizada em 20/03/2024 às 08h55min

Fornecendo um sorriso brilhante: desmitificando o clareamento dental

Especialista tira dúvidas sobre procedimento e alerta para cuidados

Canal A Comunicação
https://www.unigranrio.com.br/
Divulgação
A prática de clarear dentes virou moda entre influenciadores, artistas e jogadores de futebol nos últimos anos. Personalidades como Flavia Alessandra, Neymar Jr, Grazi Massafera, entre outros nomes, estão sempre mantendo o sorriso brilhante para as câmeras. O clareamento dental é um dos procedimentos mais populares nos consultórios dentários. No entanto, surgem muitas dúvidas e preocupações sobre o procedimento. Neste Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), a professora de Odontologia da Unigranrio Afya, Patrícia Hollanda, compartilhou seu conhecimento especializado sobre o tema.

Patrícia explica que o clareamento dental é um procedimento estético projetado para clarear os dentes, eliminando manchas e descolorações. Isso é alcançado usando produtos à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que penetram no esmalte dental e quebram as moléculas responsáveis pelas manchas. O clareamento pode ser realizado em consultório odontológico ou em casa, com a supervisão de um profissional.

– O método supervisionado por um dentista realizado no consultório, todavia, é considerado o mais seguro, pois permite uma avaliação personalizada da saúde bucal do paciente. A sensibilidade dentária, a irritação das gengivas e danos aos tecidos moles são os principais riscos associados ao clareamento. No entanto, quando realizado corretamente, o procedimento é seguro e não causa danos permanentes aos dentes – explicou. 

Para minimizar esses sintomas, Patricia recomenda o uso de géis dessensibilizantes e a redução da exposição a alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios e muito doces ou muito ácidas durante o processo clareador. Mas confirma que a sensibilidade temporária nos dentes é possível durante o procedimento.
 
Para manter os resultados do clareamento dental por mais tempo, é importante realizar uma higiene bucal adequada, evitando alimentos pigmentados e agendando consultas regulares ao dentista.

– É importante consultar um dentista antes de iniciar o clareamento dental, para tratar problemas dentários pré-existentes e seguir cuidadosamente as instruções fornecidas pelo profissional após o procedimento. Não há uma restrição de idade específica, mas certas condições de saúde e dentárias podem impedir a realização do clareamento dental.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »