AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2024 às 12h13min - Atualizada em 20/03/2024 às 08h36min

Esportes olímpicos, como o vôlei, exigem muito do tornozelo dos atletas

Andreia Souza Pereira
Internet

Em ano cheio de competições locais e internacionais, diversos esportes enfrentarão problemas físicos. A exemplo do mais famoso para os brasileiros, o calendário nacional do futebol contará com as copas continentais de Europa e América do Sul, além dos Jogos Omlípicos. 

 

O mesmo ocorre com o vôlei, que, após a temporada por clubes, conta com a Liga das Nações e as Omlimpíadas, com datas próximas entre si e perto das competições continentais de clubes. Elas, por sua vez, ocorrem logo após as ligas nacionais.

 

Dessa forma, a exigência feita ao corpo se torna muito alta, o que favorece o surgimento de lesões. De acordo com uma pesquisa, publicada na revista Essentia, em 2022, as duas lesões que mais atingem esses atletas são no joelho e no tornozelo, devido ao impacto que essas duas regiões sofrem durante os saltos. Por questão de movimento, o ombro também sofre com muitas lesões.

 

 

Em dezembro de 2023, a levantadora Jenna Gray fraturou justamente o tornozelo em um treino e foi obrigada a ficar fora da competição. Contratada para ser o principal reforço do time na temporada, a estadunidense torceu o pé, motivo para o clube ter pensado ser uma entorse na região.

 

Na opinião do ortopedista especializado em pés e tornozelos, Dr. Tiago Baumfeld, “Esportes como o vôlei são extremamente exigentes com as articulaçõs inferiores. Joelhos e tornozelos sofrem com diversas formas de impacto. Somente para o salto, é preciso imprimir uma certa velocidade de arranque, realizar uma parada brusca para o salto, o esforço e o retorno desse movimento também contam. As ações envolvidades nos movimentos precisam que o corpo do atleta seja bastante resistente, pelo tamanho do desgaste causado. No caso da levantadora em questão, a posição pode ser ingrata pela necessidade de ainda posicionar o corpo conforme o ataque acontece”.

 

 

O tratamento para uma fratura no tornozelo varia conforme a gravidade da lesão. Geralmente, ele pode incluir passos como a imobilização, onde uma bota ortopédica ou gesso permite que o osso se recupere, cirurgia, para alguns casos, onde ela se torna a saída necessária para reparar o que está quebrado, e a fisioterapia, para ser feita após o período de imobilização ou cirurgia. Ela pode ser necessária para ajudar na recuperação da mobilidade e força no tornozelo.

De qualquer forma, a decisão desse tipo de tratamento é complexa e necessita de um ortopedista especializado para sua decisão. De maneira geral, as fraturas mais estáveis são tratadas de maneira conservadora e as fraturas instáveis são tratadas cirurgicamente.

O tempo de recuperação para uma fratura no tornozelo pode variar de acordo com a gravidade da lesão. Em geral, pode levar de seis semanas a três meses para o osso se recuperar completamente. No entanto, alguns casos podem levar mais tempo. É importante seguir as orientações médicas e realizar a fisioterapia para garantir uma recuperação adequada e reduzir o risco de sequelas, como dor crônica, rigidez ou fraqueza e instabilidade no tornozelo”, complementa Tiago.

 

Após a competição mundial, o Gerdau Minas, time da levantadora, só voltou às quadras no dia 6 de janeiro, o que deu tempo para a recuperação, visto que a equipe foi eliminada na primeira fase ainda, tendo encerrado o ano no dia 14 de dezembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »