AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2024 às 09h43min - Atualizada em 19/03/2024 às 09h43min

PF deflagra operação para descapitalizar organização criminosa

Esta ação é um desdobramento da Operação Grade A, deflagrada em outubro de 2023

Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR
Governo Federal
Guaíra/PR. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19/3), a Operação Pandora, com o objetivo de descapitalizar organização criminosa responsável por um esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai. As mercadorias eram adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda.

Aproximadamente 20 Policiais Federais e 60 Policiais Militares do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira - foram mobilizados para cumprirem um mandado de busca e apreensão no município de Mundo Novo/MS.

Após a Deflagração da Operação Grade A, foi identificado mais um integrante da organização criminosa, e o cumprimento da ordem judicial expedida se deu em estabelecimento vinculado a este indivíduo, sendo o negócio constituído e mantido com dinheiro proveniente do descaminho de mercadorias, com o objetivo de dar aparência de legalidade ao patrimônio por eles movimentado.

Além do mandado de busca, foi determinado o sequestro de bens imóveis, veículos, embarcações e saldos em contas bancárias de titularidade do envolvido. Essas medidas objetivam a descapitalização do grupo, visando assim inibir práticas criminosas futuras, bem como garantir o ressarcimento do dano ao erário público.

Estima-se que os criminosos tenham internalizado mais de R$ 250 milhões em mercadorias desde o início da pandemia de Covid, quando ocorreu o fechamento prolongado das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai.

Os bens de valor encontrados no estabelecimento serão apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, onde ficarão à disposição da Justiça.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »