AtaNews Publicidade 728x90
18/03/2024 às 11h20min - Atualizada em 19/03/2024 às 08h05min

Principais mudanças que os testes em humanos para novos remédios e vacinas terão no Brasil após a aprovação de projeto de lei

Fernando de Rezende Francisco, Gerente Executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO)

Notícia Expressa
Notícia Expressa
No final do mês de novembro de 2023, foi aprovado o projeto de lei 7.082/2017 na Câmara dos Deputados, que visa regulamentar a Pesquisa Clínica no Brasil. No total, foram 305 votos a favor e 101 contra.

A Pesquisa Clínica é quando são realizados testes com humanos para saber se de fato um novo tratamento, medicamento ou vacina é eficaz e seguro. O PL foi aprovado após anos de discussões, audiências públicas e reuniões com parlamentares, profissionais da área e representantes da sociedade.

Entre as principais mudanças está a redução do prazo para analise ética e da Anvisa, além de mudanças relacionadas aos direitos dos voluntários pós-estudos. Hoje, o participante da pesquisa clínica recebe das farmacêuticas o medicamento gratuitamente por prazo indeterminado. Já o novo projeto propõe alterações nesta resolução.

Para explicar melhor essas mudanças, minha sugestão de fonte é o Fernando de Rezende Francisco, Gerente Executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO).

Ele possui graduação em Bacharelado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, MBA em Economia e Gestão da Saúde pela Unifesp, MBA em Gestão Executiva na Indústria Farmacêutica pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, e Mestrado em Gestão da Saúde pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »