AtaNews Publicidade 728x90
18/03/2024 às 10h24min - Atualizada em 19/03/2024 às 07h55min

A importância de cansar o seu pet mentalmente

Assim como as crianças, os animais também precisam de distrações. Richardson Zago, adestrador e sócio do Patinhas Urbanas, compartilha dicas valiosas para o bem-estar, equilíbrio mental e gasto de energia dos pets

THAIS DE ALMEIDA MARTINS
Publicar Comunics
Crédito da fotógrafa: Vanessa Sallesaro @fotografia_de_caes
A importância de cansar o seu pet mentalmente
Assim como as crianças, os animais também precisam de distrações. Richardson Zago, adestrador e sócio do Patinhas Urbanas, compartilha dicas valiosas para o bem-estar, equilíbrio mental e gasto de energia dos pets



Ter um animal requer carinho, cuidado e tempo disponível. Entretanto, da mesma forma que os humanos, os pets precisam de exercícios físicos, mas também necessitam de estímulos mentais. Desta forma, é possível deixá-los cansados, gastando energia da maneira correta, como também desenvolver o cérebro deles, desafiando-os. “Estimular a inteligência dos cães tem um impacto significativo em seu comportamento. Essa mudança positiva no cérebro expõe a uma variedade de experiências interessantes, lugares e outros pontos valiosos para a vida do animal de estimação. Isso não apenas os auxilia a aprender mais facilmente e a realizar tarefas complexas, mas também a serem menos emocionais, temerosos e, até mesmo, agressivos e destruidores”, pontua Richardson Zago, adestrador e sócio do Patinhas Urbanas.

Além dos brinquedos recheáveis e aqueles que liberam petiscos, Zago destaca duas atividades que podem ser facilmente implementadas em casa: um “caça-ração” no meio do feno, excelente para estimular o olfato do pet; e o “labirinto”, que pode ser feito até mesmo com caixas de papelão, desafiando o pet a encontrar o caminho certo e sendo recompensado com petiscos, frutas ou rações.

O “caça-ração” é simples: ao invés de despejar a comida na tigela, esconda pequenas partes pela casa e faça seu cão "caçar a ração". Comece com locais fáceis e, à medida que o pet melhora no jogo, esconda a comida em lugares mais desafiadores, como no meio do feno. Já o labirinto pode ser feito com caixas de papelão, desafiando o pet a quebrar a cabeça para encontrar o caminho certo, sendo recompensado com petiscos, frutas ou rações. “Outra forma de estimular a mente do cão é transformar a hora da alimentação em uma caça ao tesouro. Divida a porção de comida em pequenas porções e espalhe-as pela casa, incentivando o cão a procurá-las. É importante começar com um jogo fácil no início, e à medida que o cão se acostuma, você pode esconder a comida em lugares mais desafiadores”, destaca Zago.

“Para incorporar estímulos mentais na rotina diária do cão, é possível mudar a rota do passeio, contratar um adestrador para ensinar comandos ou até mesmo levá-lo para viajar. Colocar o pet em situações em que ele precisa tomar decisões é uma ótima ideia para estimular sua inteligência, aliviar o estresse e o tédio, além de melhorar seu comportamento e fortalecer o vínculo entre o animal e o tutor”, explica.

Zago enfatiza também que trabalhar o olfato dos cães é tão importante quanto levá-los para passear. “As atividades que estimulam o olfato são uma ótima forma de cansar o animal mentalmente, além de ativar o instinto natural dos pets, que fazem isso com frequência na natureza, que é o que chamamos de enriquecimento ambiental. Aqui no Patinhas Urbanas, constantemente, elaboramos brincadeiras com elementos da natureza. Uma brincadeira saudável nem sempre requer alto investimento. O que importa é usar a criatividade, ir além das atividades físicas e os desafiar para que sejam saudáveis e felizes antes de tudo. Afinal nosso lema no Patinhas Urbanas é bem-estar e diversão levados a sério!”, finaliza.

SOBRE O PATINHAS URBANAS
O Patinhas Urbanas surgiu em 2014 quando Richardson Zago, adestrador há mais de 20 anos, começou a adestrar a Nina, cachorrinha de Humberto e Cida Gava (seus clientes na época). Foi aí que decidiram inaugurar um conjunto de hotel e creche na zona norte de São Paulo que entregasse o mesmo amor que eles têm pelos cães. Inicialmente, localizado na região de Santana, o espaço se expandiu e se estabeleceu no bairro do Imirim e, hoje, conta com mais um sócio, o administrador de empresas, Daniel Navarro. Atualmente, o Patinhas conta com mais de 200 clientes fixos entre daycare e banho e tosa e já hospedou mais de 500 cães.

São 10 anos de dedicação, estudando muito sobre o mercado e comportamento canino para proporcionar um ambiente saudável, recreativo e educacional. A missão do Patinhas Urbanas é entender a personalidade dos cães e oferecer atividades lúdicas, de socialização, e gasto de energia, sempre com o lema: “aqui o bem-estar e a diversão são realmente levados a sério”.

@patinhasurbanas


SOBRE ZAGO ADESTRAMENTO
Fundada em 1998, hoje a Zago Adestramento é constituída por uma equipe de profissionais altamente capacitados, todos unidos pelo olhar muito mais profundo para as necessidades dos tutores e dos seus companheiros de quatro patas. Por conta disso, oferece uma gama de serviços, criados ao longo de 25 anos de experiência, para lidar com diferentes temperamentos e compreendendo que métodos engessados não funcionam. Entre os diferenciais estão as atividades de condicionamento físico, natação, trilha, entre outros.

Ao longo de sua carreira, Zago atendeu diversas personalidades. Entre os últimos cases estão o adestramento dos cachorros Salomão (Sharpei) e Amora (SRD) da apresentadora da Record TV e repórter do Blog “Entre Pets e Beijos” no R7.com, Lidiane Shayuri Hayashi com o seu marido Michael Keller, jornalista da Record TV e apresentador do PodCringe- podcast da RecordTV”; os pets  Júlio, Tadeu (ambos Spitz) e Miguel (Samoieda)  da modelo, apresentadora e empresária Juju Salimeni; os cachorros SRD Marley e Sky de Regiane Tápias, apresentadora do programa Revista da Cidade TV da TV Gazeta.


@zagoadestramento
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »