AtaNews Publicidade 728x90
18/03/2024 às 10h40min - Atualizada em 19/03/2024 às 07h51min

Brasil em destaque: talentos em inteligência artificial

*Enio Moraes é diretor de Engenharia de Produtos na Semantix

Flávia Pereira Rangel
Semantix

A inteligência artificial (IA) emergiu como a força propulsora por trás de inovações disruptivas em todo o mundo, desencadeando uma revolução que redefine os limites do que se acreditava ser possível. No Brasil, essa revolução tecnológica traz a necessidade urgente de desenvolver talentos em IA para impulsionar a competitividade e a excelência no cenário global.

Necessidade crescente de talentos em IA
Dono de uma economia diversificada e com crescente presença digital, o Brasil enfrenta uma demanda por profissionais qualificados em tecnologia. Diversos setores, como saúde, finanças, agricultura e manufatura, reconhecem, cada vez mais, o potencial transformador da IA para otimizar processos, tomar decisões assertivas e impulsionar a inovação. A lacuna criada precisa ser preenchida por uma força de trabalho qualificada.

Segundo a Pesquisa de Escassez de Talentos, produzida pelo Manpower Group e divulgada em janeiro deste ano, o Brasil possui um nível de escassez de 80% de profissionais com competência em TI e dados. Conforme o ranking de habilidades técnicas, essas são as consideradas mais difíceis de encontrar. Dessa forma, as empresas podem enfrentar dificuldades para adotar e implementar soluções de IA, o que deve resultar em uma perda de competitividade no mercado global.

No entanto, iniciativas estratégicas estão sendo implementadas para preencher a lacuna pela falta dos profissionais para a área, conforme descrito abaixo.

Iniciativas educacionais pioneiras

  • Cursos de graduação e pós-graduação específicos: universidades têm respondido à demanda crescente, oferecendo cursos especializados em IA em seus programas de graduação e pós-graduação. As especializações em questão abrangem desde fundamentos teóricos até aplicações práticas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real;
     
  • Centros de Pesquisa em IA: a criação de centros de pesquisa dedicados à área em instituições de ensino superior impulsiona a inovação e cria um ambiente propício para a formação de especialistas em IA. Esses centros, muitas vezes, colaboram com empresas e agências governamentais para conduzir pesquisas de ponta e desenvolver soluções inovadoras.

Parcerias estratégicas entre universidades e empresas

  • Aprendizado in loco: a aliança entre universidades e empresas permite que os estudantes tenham acesso a experiências práticas por meio de estágios e programas de intercâmbio. Essa colaboração estreita proporciona aos alunos uma visão valiosa das aplicações da IA no ambiente corporativo e instiga o interesse na área;
     
  • Projetos de pesquisa: a colaboração entre pesquisadores acadêmicos e profissionais da indústria impulsiona a inovação e acelera o desenvolvimento de soluções práticas. Esses projetos oferecem oportunidades para a aplicação de teorias acadêmicas em ambiente controlado para aprendizado contínuo.

Programas de capacitação e desenvolvimento profissional em IA

  • Cursos online e bootcamps: essas iniciativas atendem à demanda de profissionais que buscam aprimorar suas habilidades ou fazer transições de carreira, além de proporcionar acesso a conteúdo relevante e prático;
     
  • Certificações reconhecidas: certificações em inteligência artificial, muitas vezes, oferecidas por organizações especializadas e reconhecidas no setor, validam as habilidades dos profissionais e os preparam para desafios específicos no campo da IA.

O caminho à frente e o papel da colaboração
Para impulsionar, efetivamente, o desenvolvimento de talentos em IA da nação, a colaboração é fundamental. O setor privado, o governo e as instituições educacionais devem unir forças para criar um ecossistema robusto que apoia a formação de talentos em IA de maneira holística.

Estamos em uma posição única e privilegiada para colocar o país em um lugar de destaque no cenário global de IA, aproveitando seus recursos naturais, diversidade cultural e potencial inexplorado. Ao investir na educação, estabelecer parcerias estratégicas e promover programas de capacitação, o Brasil e o mundo podem cultivar uma força de trabalho altamente capacitada e pronta para liderar a próxima era da inovação em IA.

Ao capacitar uma geração de profissionais em IA, estaremos posicionados como referência diante à comunidade global de tecnologia, conduzindo o caminho rumo a descobertas significativas e avanços revolucionários.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »