AtaNews Publicidade 728x90
14/03/2024 às 11h47min - Atualizada em 15/03/2024 às 06h17min

Psicólogo ensina seis estratégias para cultivar a resiliência diariamente

Aprenda a lidar com as emoções em momentos difíceis

Fernanda Sene
Divulgação Freepik

Quem nunca desejou que todos os dias fossem perfeitos que atire a primeira pedra. Esse seria o mundo ideal, mas para crescer e amadurecer é necessário enfrentar todos os obstáculos que vão aparecer pelo caminho (e eles vão aparecer, é algo inevitável).  O importante nessa jornada é como cada um vai agir quando os problemas surgirem.

Nestes momentos devemos lembrar da palavra resiliência, que é a capacidade de voltar ao estado natural ou habitual de saúde (física e mental). Já na psicologia, significa a resistência ao choque, ou seja, a capacidade de enfrentar e superar as adversidades.

Quando percebemos que não conseguimos controlar o que acontece, mas, sim a forma como reagimos a isso, fica claro que precisamos ser extremamente adaptáveis principalmente nos dias atuais, onde vivemos vidas artificiais cercada por respostas prontas, filhos e vidas perfeitas no mundo on-line, enquanto na vida real ninguém é perfeito.

“Ser resiliente é a habilidade de cada um em se recuperar das mais diversas experiências negativas, fortalecendo-se cada vez mais a cada superação, mantendo o senso e o equilíbrio emocional de maneira eficaz. O ser humano consegue se dobrar, ao invés de se partir ou quebrar mediante as intempéries do dia a dia”, comenta Rodrigo Bravim, psicólogo e professor no curso de pós-graduação em Medicina do Esporte na Faculdade UNIGUAÇU.

Existem fatores que contribuem para a resiliência de cada um: autoestima, autoconfiança e amor próprio são a base de alguém mentalmente saudável. Esses pilares sustentam o ser humano e as certezas dos seus valores pessoais podem ser trabalhados diariamente para se fortalecer, afinal, quem sabe quanto vale não se abala com qualquer coisa.

O psicólogo enfatiza a importância de ter uma rede de apoio de qualidade com pessoas que podem e vão agregar no dia a dia da pessoa, aumentando a estabilidade emocional, a boa comunicação e dando uma flexibilidade cognitiva apresentando outros pontos de vista e perspectivas. “Enquanto para um o copo está meio cheio, para outro está meio vazio. Novas perspectivas desempenham uma função muito importante para expandir a capacidade interpretativa de eventos com que estamos lidando”.

Muitos acreditam que resiliência é uma habilidade inata, ou seja, a pessoa nasce resiliente, o que não é verdade. O indivíduo nasce e a forma como ele vai processando os acontecimentos da vida o fortalecem ou não para lidar com os próximos desafios.

É bem comum também acreditar que pessoas resilientes são imunes ao estresse, superam tudo facilmente ou apenas ignoram, e isso, está bem longe da verdade. “A pessoa precisa processar os acontecimentos como todo mundo faz normalmente. Suporte e terapia ajudam a perceber outras possibilidades do mesmo acontecimento fazendo assim que isso se desenrole de forma mais fluida e passe, sem ficar remoendo o que está acontecendo. O processo terapêutico entra com o intuito de iluminar os campos interpretativos e possibilidades, fazendo com que a pessoa consiga enxergar a vida e as situações além do problema em si”, orienta Bravim.

Rodrigo preparou estratégias para cultivar a resiliência de maneira simples:

  • Desenvolva uma mentalidade otimista e positiva: a vida é um desafio e a sua maneira de enxergar isso pode tornar mais fácil ou mais difícil, procure e encontre o lado positivo de cada situação.
  • Cuide da saúde física e mental:a atividade física ajuda com a liberação de neurotransmissores e de neurotrofina que além de auxiliar na neuroplasticidade do cérebro contribui para um aumento da resiliência e paciência.
  • Pense em longo prazo: não entender o que ou o porquê está acontecendo no momento é normal, porém, lá na frente fica mais fácil perceber o que te levou a tal situação e também como você saiu dela. Lembre-se: “você só entende o presente olhando para trás, mas só vive ele olhando para frente.”
  • Pratique gratidão: por mais comum que isso possa parecer, ser grato é de extrema importância, essa atitude facilita a percepção de todas as coisas positivas que existem na sua vida.
  • Meditação: ajuda a aumentar a consciência das suas emoções, sentimentos e reações, o autocuidado ajuda no processo de aceitação de algumas situações e ajuda a reduzir o sentimento de culpa constante. É importante trabalhar com metas e planejamento sem colocar situações extremamente improváveis ou impossíveis para que não exista nenhum tipo de frustração.
  • Faça terapia: o terapeuta vai te ajudar e guiar no processo de como lidar com as mais adversas situações, tornando assim a vida menos difícil, principalmente por perceber que não está sozinho e não é o único passando por isso.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »