AtaNews Publicidade 728x90
14/03/2024 às 09h40min - Atualizada em 15/03/2024 às 05h47min

Desafios e oportunidades para pequenas e médias empresas com o Mercado Livre de Energia

Pequenas e médias empresas podem economizar até 30% na conta de luz ao adotarem novo modelo, segundo Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, março de 2023 - A abertura do Mercado Livre de Energia para pequenas e médias empresas (PMEs), a partir de janeiro de 2024, representa uma oportunidade significativa de redução de custos. Segundo um estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as PMEs que migrarem para o mercado livre de energia poderão economizar até 30% na conta de luz. Ao todo, são cerca de 110 mil novas unidades consumidoras aptas a migrar, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). 

De acordo com Mathieu Piccin, diretor LATAM do Sustainability Business da Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e automação, o principal objetivo é dar ao consumidor o direito de escolha sobre o seu fornecedor e sua fonte de energia. Há a possibilidade de ter acesso a fontes renováveis e ter maior previsibilidade em relação aos custos de energia. Além disso, a abertura do Mercado Livre de Energia levará a uma democratização do acesso e diversificação do tipo de consumidor que poderá participar do mercado.

No entanto, para aproveitar esse benefício, é importante que as PMEs estejam preparadas para assumir uma maior autonomia na gestão de sua energia. Isso pode trazer alguns desafios que devem ser considerados antes da migração. “Essa mudança exige que as empresas tenham um bom entendimento do mercado de energia, das diferentes fontes de geração e dos contratos de fornecimento.”  

Além disso, o executivo explica que é importante que as empresas tenham um sistema de gestão de energia eficiente para acompanhar o consumo e identificar oportunidades de redução de custos. Nesse cenário, soluções inteligentes baseadas em inteligência artificial (IA) e sensores, assim como medidores robustos, são as principais ferramentas para aumentar a eficiência energética nas organizações, independentemente do porte. 

O executivo destaca outros dois principais pontos: 

Sustentabilidade: o executivo acredita que muitos dos consumidores que migrarem vão priorizar a compra de energia limpa, uma vantagem competitiva tanto para a empresa que adotar quanto para a sociedade como um todo. Além disso, a adoção de fontes renováveis também pode contribuir para a redução de custos com a conta de eletricidade e aumentar a credibilidade e reputação da instituição no mercado, sendo, com certeza, uma oportunidade valiosa; 

Contratação de consultoria independente especializada: escolher, contratar e gerenciar diretamente a parceria com uma empresa comercializadora de energia podem ser ações complexas para os líderes dessas empresas, tanto pela falta de conhecimento sobre o mercado livre de energia, quanto pela quantidade de fornecedores disponíveis. Por isso, contratar uma consultoria especializada para ajudá-las no processo e selecionar o melhor fornecedor pode fazer a diferença no sucesso da migração para o Mercado Livre de Energia. 

“A Schneider Electric Brasil está preparada para ajudar qualquer consumidor a migrar para o Mercado Livre de Energia, por meio de uma consultoria independente e sem conflitos de interesse, já que não estamos ligados a qualquer comercializadora de energia. Isso pode garantir preços mais justos e competitivos”, explica Piccin. 

Por outro lado, Piccin esclarece que na verdade esse também é um desafio para todo o mercado de energia, uma vez que as companhias no setor também devem assumir o papel de educar os novos consumidores entrantes. 

Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade.

Chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.

Somos a mais local das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.

www.se.com 

Informações sobre a Schneider Electric para a imprensa
RPMA Comunicação
[email protected]
Michel Marechal (11) 95896-9561
Maria Beatriz Santos (11) 96426-9450
Tamires Rodrigues (11) 99154-5937


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »