AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2024 às 22h54min - Atualizada em 14/03/2024 às 08h15min

As métricas da Internet e o Jornalismo: O dilema entre likes e informação de Qualidade

Tecnologia

Micheletto Comunicação
https://minutomicheletto.com.br/as-metricas-da-internet-e-o-jornalismo-o-dilema-entre-likes-e-informacao-de-qualidade/
Freepik

Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde as métricas de internet definem o sucesso de campanhas publicitárias no Google Ads, uma nova questão emerge no horizonte do jornalismo moderno. Eduardo Micheletto, CEO da Micheletto Comunicação, compartilhou suas perspectivas sobre como essas métricas não apenas moldam as estratégias publicitárias, mas também estão redefinindo a natureza das notícias e dos sites de informação.

Para Micheletto, o cenário atual é um campo minado para jornalistas e editores que lutam para manter o equilíbrio entre atrair cliques e manter a integridade da informação. “O jornalismo está em uma encruzilhada”, afirma. “Por um lado, temos as ferramentas para medir precisamente o que atrai a atenção dos leitores; por outro, há o risco de que essa atenção se torne a única moeda de valor, comprometendo a qualidade e a profundidade da informação.”

As métricas de internet, como visualizações de página, tempo de permanência no site e taxas de clique, tornaram-se indicadores cruciais do desempenho de conteúdos online. No entanto, Micheletto aponta que, enquanto essas métricas fornecem insights valiosos sobre o comportamento do leitor, elas também incentivam a produção de conteúdo que é mais propenso a gerar cliques – muitas vezes à custa da precisão e profundidade.

“A busca incessante por likes e compartilhamentos pode levar a um ciclo vicioso de conteúdo sensacionalista e desinformativo”, explica Micheletto. “Isso não apenas prejudica a credibilidade das publicações, mas também mina a confiança do público no jornalismo como um todo.”

Para contrariar essa tendência, o CEO da Micheletto Comunicação defende uma abordagem mais equilibrada, onde os editores e jornalistas se concentrem em criar conteúdo que seja tanto engajador quanto informativo. “Não é sobre abandonar as métricas, mas sim sobre usá-las de forma responsável”, argumenta. “Devemos lembrar que, no final das contas, o objetivo do jornalismo é informar o público e contribuir para uma sociedade bem informada.”

Micheletto também enfatiza a importância da educação e do treinamento contínuo para profissionais de mídia, de modo a equipá-los com as habilidades necessárias para navegar no complexo ecossistema digital sem comprometer os padrões jornalísticos.

Em conclusão, enquanto as métricas da internet oferecem novas oportunidades para entender e envolver o público, elas também apresentam desafios significativos para o jornalismo. A perspectiva de Micheletto oferece um lembrete oportuno de que, mesmo na era digital, a integridade e a qualidade da informação devem permanecer no coração do jornalismo. À medida que navegamos por este terreno digital em constante mudança, cabe aos profissionais da mídia liderar com exemplo, equilibrando habilmente as demandas das métricas com a missão fundamental de informar o público.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »