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13/03/2024 às 11h07min - Atualizada em 14/03/2024 às 06h13min

IPCA: aumento da alimentação em casa é mais do que o dobro da inflação em bares e restaurantes

Comer fora de casa teve alta de 0,49% em fevereiro, contra 1,12% da alimentação no domicílio. Índice geral fechou em 0,83%

Tatiane Raquel Ferreira Ribeiro
https://abrasel.com.br/revista/
Freepik
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro revelou que bares e restaurantes vêm segurando os preços. Enquanto a inflação da alimentação dentro de casa registrou um aumento significativo de 1,12%, a inflação nos bares e restaurantes foi bem mais moderada, com uma alta de apenas 0,49%. Essa discrepância se torna ainda mais evidente quando olhamos para os números acumulados no ano: a alimentação no domicílio teve um aumento de 2,95%, enquanto os estabelecimentos de alimentação fora do lar registraram uma inflação acumulada de apenas 0,74%. O índice geral de inflação no ano está em 1,25% - em fevereiro a alta foi de 0,83%.

Uma pesquisa realizada pela Abrasel em fevereiro mostrou que cerca de 40% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, enquanto 51% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação. Isso demonstra o esforço do setor em manter a acessibilidade para os consumidores, mesmo diante de desafios econômicos.

Insumos em alta
Quanto aos preços de alimentos e bebidas, principais insumos do setor, houve uma alta de 0,95% em fevereiro, acima do índice geral de inflação. Além disso, houve uma variação na inflação entre diferentes tipos de produtos: a refeição registrou uma alta de 0,67%, enquanto o lanche teve uma alta mais tímida de 0,27% no mesmo período.

“É notável o esforço do setor em segurar os preços para os consumidores. Quase metade dos negócios não conseguiram aumentar os preços conforme a inflação nos últimos 12 meses. Além disso, os preços dos insumos vêm registrando altas acima do índice geral de inflação, portanto é essencial monitorar de perto a sustentabilidade financeira dos estabelecimentos e buscar soluções viáveis para garantir a continuidade dos negócios, já que muitos ainda lutam para pagar as contas acumuladas nos três últimos anos", diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
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