AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2024 às 11h09min - Atualizada em 14/03/2024 às 06h12min

Recife terá 2 mil pontos de internet gratuita e uso de Wi-Fi 6 na rede da Um Telecom

Programa Conecta Recife Wi-Fi oferece aos moradores e turistas de Recife acesso à internet gratuita nas áreas públicas e em comunidades carentes

Um Telecom
livre publicação

Uma rede com até 2 mil pontos de acesso gratuitos, com largura de banda de até 3 Gbps, está sendo instalada na capital pernambucana. Cerca de 300 acessos já estão disponíveis. O projeto faz parte do Conecta Recife, um grande programa de transformação digital idealizado pela prefeitura da cidade.

A rede foi divulgada na segunda-feira (dia 12) no Conecta Recife 2024, encontro que segue até a terça (dia 13) com discussões sobre tecnologias e soluções inteligentes que vêm transformando cidades. O Conecta também comemora os 487 anos da capital pernambucana. Pelo link https://www.youtube.com/@tvconectarecife você pode acompanhar a programação.

Daniel Gomes, COO da Um Telecom, explicou o projeto em andamento e apresentou as soluções de conectividade, monitoramento com IA, entre outros produtos e serviços do portfólio da empresa de infraestrutura de serviços digitais.

“A instalação de 2 mil pontos de acesso é um projeto desafiador, que tem potencial para oferecer uma nova experiência digital, em uma cidade que possui uma história recheada de inovação”, afirma Daniel Gomes.

O projeto prevê pontos indoor e outdoor em áreas livres como praças, parques, ruas, avenidas e comunidades em vulnerabilidade social ou, até mesmo, no interior e exterior de prédios públicos.

Toda a rede que interliga os acessos à internet utiliza fibra ótica, com tecnologia aérea Wi-Fi 6, que é o que existe de mais avançado atualmente no mercado. O Wi-Fi 6 possibilita mais velocidade, um maior número de dispositivos conectados, menos interferência, menor latência e mais segurança. A rede disponível para o Conecta Recife é gratuita, segura e livre para o acesso dos moradores e turistas do Recife. A rede é independente da utilizada pelos servidores municipais, para gestão das diferentes Secretarias da Prefeitura do estado.

A Um Telecom fornecerá toda a infraestrutura em fibra ótica, os diferentes equipamentos para o acesso e, também, os meios para suportar essa tecnologia, como postes, fios e outros itens que envolvem o projeto. O serviço da Um Telecom prevê, ainda, um sistema para que a Empresa Municipal de Informática (Emprel) possa fazer toda a gestão do acesso à internet. Dessa forma, a Emprel poderá vetar a conexão a sites que possam colocar em risco os usuários do sistema, como as chamadas deep web ou dark web, parte do espaço virtual potencialmente perigosa.

Os frequentadores do calçadão de Boa Viagem e da Praça do Marco Zero já podem se conectar, assim como os caminhantes do Parque da Jaqueira e os jovens nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) que já têm acesso gratuito à internet de alta velocidade. A conectividade também alcançará os usuários nos postos de saúde e hospitais, estudantes da rede municipal, comerciantes e clientes nos mercados públicos da capital pernambucana.

O COO Daniel Gomes destaca que o fornecimento de acesso à internet para todos os turistas e recifenses, que estiverem ao longo dos 7,8 quilômetros do calçadão de Boa Viagem, precisará de 20 pontos de acesso, devido ao alcance da tecnologia Wi-Fi 6. “Ao considerarmos que o Recife tem 218 quilômetros quadrados de área territorial, é possível que a conexão de internet se torne um novo superlativo da cidade. O recifense orgulha-se de ter a maior avenida em linha reta da América Latina e a única torre de Zeppelin do mundo. “Por que não a cidade com a maior rede de Wi-Fi do Brasil?”, esclarece o executivo.

Em fevereiro, a Um Telecom foi responsável pelo Wi-Fi 6 na Praça do Marco Zero, durante os dias de Carnaval. O principal palco da festa no Recife registrou tráfego de 41,4 TB, em mensagem, transmissões on-line, envio de fotos e vídeos de mais de 63 mil dispositivos conectados.

A Um Telecom é uma empresa de infraestrutura digital, com rede de fibra ótica em todo o Nordeste. Essa rede em fibra ótica de altíssima velocidade e a familiaridade com tecnologias de telecomunicações bastante atuais são fundamentais para a Um Telecom fornecer serviços como o Conecta Recife Wi-Fi. 

Esse projeto é um alavancador de infraestrutura digital para a cidade pois a mesma estrutura dos postes conectados pode ser usada futuramente em outros propósitos, tais como uso de IA em imagens de câmeras do Conecta Recife, na qual, por meio dessa tecnologia, várias informações podem extraídas das imagens, tais como monitoramento de fluxo de carros ou pessoas, reconhecimento facial e de placas de veículos, contagem de pessoas, dentre várias outras aplicações de transformação de imagens em informações.

Sobre a Um Telecom

A Um Telecom é uma empresa de infraestrutura de serviços digitais com portfólio variado dentro de cinco verticais de produtos: computação em nuvem (Cloud), Segurança da Informação, Conectividade, Mobilidade (MVNO) e Serviços Gerenciados. Fundada em 2010, a Empresa atende os mercados de provedores regionais, operadoras, setor público e consumidores finais corporativos. Com operações em todos os estados da região Nordeste e em São Paulo e no Rio de Janeiro, dois dos principais diferenciais competitivos da Companhia são a robusta rede de fibra ótica com mais de 20 mil quilômetros e uma experiente equipe de arquitetura de produtos, que customiza as entregas, atendendo às necessidades específicas de cada um dos clientes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »