AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2024 às 10h56min - Atualizada em 14/03/2024 às 05h57min

Ferramenta de gerenciamento e prevenção de crises desembarca no Brasil

Desenvolvida pela WePlanBefore, plataforma identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas empresas, além de desenvolver estratégias eficazes para gerenciar riscos e responder a incidentes

Marcus Vinícius Wosnes Bernardo
https://weplanbefore.com.br/
WePlan Before

A complexidade do mundo empresarial moderno traz consigo uma série de desafios, representando riscos significativos para as empresas em todo o mundo. Eventos como guerras, desastres naturais, doenças epidêmicas e crimes cibernéticos são apenas alguns exemplos das ameaças que as empresas enfrentam todos os dias. No entanto, muitas organizações ainda não desenvolveram uma maturidade adequada na gestão de riscos, emergências e crises, colocando em risco sua operação, reputação e, em casos extremos, sua sobrevivência.

Para os próximos anos, a tendência é que as empresas encontrem cada vez mais adversidades. É o que mostra o relatório “Global Risks 2023”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, que projeta aumento do custo de vida, crises climáticas, polarização política e piora da economia para a próxima década. Além disso, de acordo estudo da Cybersecurity Ventures, em 2023 ocorreu um ciberataque a cada 39 segundos, resultando em mais de 2.200 casos por dia. Número que contrasta com os dados de 2022, quando um incidente ocorria a cada 44 segundos. 

Como sabemos, uma crise em qualquer setor da empresa acarreta em prejuízos enormes, que muitas vezes impedem até a sobrevivência financeira da organização. Por esse motivo, visando ajudar as corporações a entender e aprimorar sua resiliência organizacional, a WePlanBefore anunciou o lançamento da ferramenta Nível de Maturidade em Resiliência. Esta plataforma, oficialmente apresentada durante o II Congresso da Abrapavaa, oferece uma abordagem abrangente e personalizada para avaliar o nível de maturidade em resiliência das organizações.

O desenvolvimento da ferramenta é fruto de uma colaboração entre a WePlanBefore do Brasil e do Reino Unido. Esta estratégia permitiu a concepção de uma solução, que será lançada inicialmente no Brasil, antes de ser introduzida no mercado europeu. O investimento inicial para a elaboração dessa plataforma foi de aproximadamente R$200 mil reais. No entanto, dentro do primeiro ano de operação, planeja-se que o investimento total possa chegar próximo a R$500 mil reais, demonstrando o compromisso contínuo com o aprimoramento e a expansão deste recurso para gestão de riscos e resiliência organizacional.

A ferramenta Nível de Maturidade em Resiliência avalia diversos aspectos, incluindo normas e políticas internas, riscos, ameaças, gestão de crises, segurança corporativa, continuidade de negócios, recuperação de desastres (TI), capacidade de resposta, estratégias de recuperação, comunicação com stakeholders, princípios éticos e sustentabilidade.

Por meio de uma análise minuciosa, a ferramenta identifica áreas de força e oportunidades de melhoria, fornecendo insights valiosos para impulsionar a capacidade de adaptação e recuperação das organizações. Além disso, desenvolve estratégias eficazes para gerenciar riscos e responder a incidentes, criando um plano de ação com base em dados e realizando benchmarking com práticas e padrões internacionais.

A ferramenta Nível de Maturidade em Resiliência está disponível em duas versões. A primeira delas é a versão Standard, indicada para empresas em estágio inicial que desejam prevenir e se preparar para possíveis cenários que podem impactar suas operações. Já a versão Advanced é dividida em três categorias, que variam de acordo com o tamanho e estágio da organização:

  • Pro: voltado a empresas que buscam uma solução profissional e robusta para impulsionar sua resiliência organizacional, oferecendo recursos avançados da ferramenta e análise personalizada.

  • Premium: destinada a empresas que desejam uma avaliação mais aprofundada de sua resiliência e estão dispostas a investir na preparação para desafios futuros.

  • Prime: uma opção de alto nível para grandes empresas que desejam envolver diversas áreas da organização em sua avaliação de resiliência.

“O lançamento da ferramenta Nível de Maturidade em Resiliência representa um marco significativo no apoio às organizações na avaliação e fortalecimento de sua capacidade de enfrentar crises e adversidades. Isso porque ao conhecer seu nível de maturidade em resiliência, as organizações podem identificar áreas que necessitam de melhorias e, consequentemente, fortalecer suas capacidades de resposta. Nosso objetivo é preparar as empresas para lidar com potenciais ameaças e crises, por meio de uma metodologia eficaz e segura", afirma Patrícia B. Teixeira, Diretora Estratégica da WePlanBefore e autora de dois livros sobre Gestão de Crise. 
 

Sobre a WePlanBefore

A WePlanBefore é uma empresa especializada em gestão de crise e respostas a incidentes, baseada em uma metodologia própria chamada 2Ps 2Rs (Prevenção, Preparação, Resposta e Recuperação). 

Faz parte do Grupo TWPB, com 19 anos de mercado e escritórios em São Paulo e Londres. A organização está dividida em três unidades de negócio: Gestão de Crise, Tech, Reputação e ESG, e se destaca como uma das pioneiras na gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais e no ambiente digital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »