AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2024 às 14h56min - Atualizada em 13/03/2024 às 14h56min

Hospital de Base e Secretaria de Saúde de Rio Preto oferecem exames gratuitos em mais de 50 pontos da cidade no Dia Mundial do Rim

Assessoria de Imprensa do HB de Rio Preto
Hospital de Base (HB) de Rio Preto/Divulgação
O Hospital de Base (HB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto realiza nesta quinta-feira,14, uma campanha com exames gratuitos em mais de 50 pontos da cidade para celebrar o Dia Mundial do Rim. A campanha tem o objetivo de divulgar informações sobre prevenção das doenças renais, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Serão realizados exames gratuitos de urina, teste de glicemia e aferição da pressão arterial. 

Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue. A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo, e água e diversas outras substâncias. Os rins também produzem hormônios responsáveis pelo controle da pressão arterial, do metabolismo ósseo e da produção de glóbulos vermelhos. Desta forma, a perda de função renal leva a uma série de problemas como pressão alta, anemia, retenção de água, ureia, creatinina, potássio e ácidos, entre outros.

“A campanha mundial do Dia do Rim tem o objetivo de alertar milhões de pessoas que possuem alguma doença renal e não sabem, pois a maioria delas evolui de forma assintomática e silenciosa, tendo apenas em sua fase tardia alguma manifestação. É necessária a realização do diagnóstico precoce, dosar creatinina e exame de urina para que essa doença seja tratada adequadamente", afirma o Dr. Horácio Ramalho, médico nefrologista do Hospital de Base e um dos idealizadores da campanha.

Dia Mundial do Rim - ações em Rio Preto

Profissionais de saúde do HB, alunos e docentes dos cursos de enfermagem da Famerp, Unip, Unirp, Uniterp e Unilago realizarão testes de glicemia e urina, além de aferir a pressão e medir o índice de massa corporal da população gratuitamente, das 9h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, Poupatempo (área central), Shopping Cidade Norte e Shopping Prefeito Antônio Figueiredo de Oliveira (Shopping HB).

Os testes são destinados a pessoas que tenham alguma característica de risco no desenvolvimento de doenças renais, acima dos 60 anos ou com histórico familiar de DRC. Outras predisposições também estarão inclusas no grupo prioritário, como histórico de infecções urinárias, diabetes, fumantes, obesos, hipertensos ou que tenham doença cardiovascular.

“O exame de sangue analisa os níveis de creatinina, substância produzida pelos músculos e que em alta concentração no sangue também indica problema nos rins. Já o exame de urina detecta a presença de proteína albumina, responsável por diversas funções no organismo, e quando encontrada na urina, indica alterações da função renal. É importante sempre destacar também que o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle dos sintomas e previne a progressão da doença”, explica Dr. João Fernando Picollo, médico nefrologista.

“Todas as pessoas que apresentarem alterações nos exames serão encaminhadas para a UBS mais próxima de sua residência para uma avaliação mais detalhada e, se necessário, o paciente será encaminhado para o Ambulatório Geral e de Especialidade do HB ou Centro Médico de Especialidades da Prefeitura”, explica a enfermeira Rita Helu Ribeiro, professora de Enfermagem da Famerp e coordenadora do Programa de Aprimoramento da Funfarme/ Famerp.

Passado o Dia Mundial do Rim, os testes ainda estarão disponíveis em 55 unidades básicas de saúde ao longo do mês. “Neste Dia Mundial do Rim, a Prefeitura se une a instituições de saúde para conscientizar e cuidar da saúde renal da população. Essa parceria reforça o compromisso em promover a saúde e bem-estar de todos, trabalhando para informar, prevenir e cuidar dos nossos rins”, diz Paula Sodré, assessora especial da Secretaria de Saúde.

Redes sociais e iluminação especial

Ao longo do mês de março serão publicados vídeos nas redes sociais do HB e da Prefeitura de Rio Preto, com orientações de médicos especialistas reforçando a importância de cuidar da saúde dos rins. As fachadas do HB e do Palácio das Águas vão receber iluminação especial nas cores azul, vermelho e amarelo, cores da campanha.

A cada ano, doença renal causa morte de 50 mil pessoas 

Neste ano, a campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) tem o tema “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”, campanha de saúde inclusiva pela equidade no acesso ao diagnóstico e tratamento no Brasil, já que se estima que no país, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

Em geral, nos estágios iniciais, a doença renal é silenciosa, ou seja, não há sintomas e, por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido. A SBN estima que cerca de 10% da população brasileira possui problemas renais crônicos (DRC). Na região de Rio Preto, que conta com mais de 100 municípios e uma população com mais de 2 milhões de habitantes, a estimativa é de que cerca de 200 mil pessoas tenham DRC.

“A doença renal crônica consiste em perda progressiva e irreversível da função dos rins, ela é causada mais frequentemente por doenças como diabete (açúcar no sangue) e hipertensão arterial (pressão alta). Em casos de perda severa da função dos rins, esse tem que ser substituído por meio de diálise (diálise peritoneal ou hemodiálise) ou transplante renal. A importância da campanha é diagnosticar os casos precocemente e com o tratamento evitar a necessidade de realização de diálise ”, explica a Dra. Fernanda Salomão Gorayeb Polacchini, médica nefrologista responsável pelo serviço de hemodiálise do Hospital de Base.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »