AtaNews Publicidade 728x90
11/03/2024 às 12h27min - Atualizada em 12/03/2024 às 08h11min

Cuidados com acústica em ambientes industriais promovem saúde e bem-estar dos funcionários

Perdas auditivas, doenças cardíacas e estresse podem trazer consequências jurídicas aos empregadores

Mariana Garrett Paker Rodrigues
Imagem de divulgação

A acústica adequada em ambientes industriais é um aspecto crucial na saúde e bem-estar dos funcionários. A exposição contínua a níveis elevados de ruído pode levar a problemas de saúde significativos, incluindo perda auditiva, estresse e até mesmo doenças cardiovasculares.

“As empresas investem em equipamentos de proteção individuais (EPIs), estudos de engenharia e procedimentos de segurança para gestão e controle de maquinários pesados que envolvam emissão de ruído e vibração. Todas ações necessárias devem ser consideradas, lidar com este perigo ‘invisível’ precisa estar em elevado patamar de atenção de uma empresa, especialmente as de grande porte industrial”, atesta Marco Aurélio de Paula, engenheiro acústico e fundador da GRM Acústica. “E diversos estudos corroboram a importância de se falar sobre o tema”.

Um trabalho publicado na plataforma Scielo Brasil, que reúne artigos científicos, trouxe dados de uma pesquisa de 2015 na qual foi examinada a prevenção da evolução da perda auditiva dos trabalhadores devido à perda da audição induzida por ruído em ambientes ruidosos através de um Programa de Conservação Auditiva. Dos 100 registros médicos e testes examinados, 28 registros médicos de trabalhadores apresentaram perda auditiva compatível com as induzidas por ruído. Em 2019, houve 14.500 casos de doenças de perda da audição relacionadas ao trabalho nos Estados Unidos, segundo a entidade ligada ao Governo Norte-Americano U.S. Bureau of Labor Statistics. Esses casos ocorreram a uma taxa de 1,4 casos por 10.000 trabalhadores em tempo integral. Já no Reino Unido, estima-se que houve 11.000 casos prevalentes de problemas auditivos causados ou agravados pelo trabalho a cada ano, de acordo com a Pesquisa de Lesões e Doenças Ocupacionais nos últimos três anos (2020/21 - 2022/23), do órgão Health and Safety Executive, do Governo Britânico.

Empresas que não tomam medidas adequadas para controlar o ruído em seus ambientes de trabalho podem se encontrar em situações jurídicas difíceis. Os funcionários que sofrem danos à saúde devido à exposição ao ruído podem ter o direito de buscar compensação legal. Investir em acústica adequada não é apenas uma questão de saúde dos funcionários, mas também uma medida preventiva contra possíveis ações judiciais.

“Existem várias medidas que as empresas podem tomar para melhorar a acústica em ambientes industriais. Isso inclui a instalação de barreiras acústicas, enclausuramentos, revestimentos de máquinas, a utilização de equipamentos de proteção auditiva e a implementação de políticas de rotação de trabalho para limitar a exposição ao ruído. Além disso, as empresas podem investir em maquinário mais silencioso e realizar avaliações regulares de ruído para garantir que seus níveis permaneçam dentro dos limites seguros”, detalha Marco.

Cuidar da acústica em ambientes industriais é essencial para a saúde dos funcionários e para evitar processos trabalhistas. Ao tomar medidas proativas para controlar o ruído, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para seus funcionários, ao mesmo tempo em que protegem seus interesses legais e financeiros.

Para tanto Marco Aurélio traz dicas de bem-estar no ambiente do trabalho e melhorar a acústica em ambiente industrial:

  • Realizar laudos constantemente para checar se os níveis de emissão de ruídos estão dentro dos parâmetros permitidos;

  • Mapear as áreas ruidosas e identificar as principais fontes sonoras;

  • Ter sempre disponíveis EPIs apropriados para a função de cada um dos funcionários;

  • Instalar medidas de controles acústicos para dar mais conforto auditivo aos colaboradores, reduzir custos com aposentadoria especial e o risco de ações judiciais por perda auditiva;

  • Investir em aparelhos mais silenciosos;

  • Treinar os colaboradores a respeito do uso dos epi´s e do impacto do ruído na saúde.

Sobre a GRM Acústica

A GRM Acústica foi fundada em 2015 pelo Engenheiro Marco Aurélio de Paula, engenheiro especialista em acústica, que já foi professor do MBA do SENAI de Joinville, UNIFEI, e de especialização na PUC-MG, além de ministrar cursos de forma online no Brasil e no mundo. A empresa soma hoje mais de 10 mil horas em campo com projetos realizados na indústria, construção e meio ambiente. Trazendo experiência de consultoria, projetos e análise de campo de ruído e vibrações, a GRM conta com grandes parceiros de laboratórios, softwares e instrumentos de medição para oferecer serviços de engenharia de acústica e vibrações do mais alto nível de competência e qualidade.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »