AtaNews Publicidade 728x90
03/07/2018 às 15h29min - Atualizada em 03/07/2018 às 15h29min

Campanha Antirrábica permanece com posto de vacinação na sede do Secez

Até o próximo dia 14, as equipes do Secez continuam com o esquema de vacina contra a raiva de cães e gatos domiciliados; até agora 5.030 animais já foram vacinados

Assessoria de Imprensa
A Campanha de Vacinação Antirrábica da Secretaria da Saúde de Votuporanga segue em atendimento de cães e gatos no posto fixo instalado no Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez). A ação iniciada no início deste mês, vacinou até agora 5.030 animais, sendo 4.379 cães e 651 gatos. 
Até o dia 14 de julho, o ponto de vacinação permanecerá no Secez, das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira (exceto nos períodos dos jogos do Brasil na Copa). O Setor está situado na Rua Santa Catarina n.º 3935 - Patrimônio Velho (próximo à Secretaria Municipal de Saúde) e atende pelo 0800-770-9786. 

A campanha visa abranger cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. Os animais não podem estar doentes, com parasitas ou em estado de desnutrição. A vacina é segura, não oferece riscos e tem validade de um ano, ou seja, aqueles que participaram da ação no ano passado devem ser imunizados novamente. A vacina contra a raiva é uma das principais maneiras de controlar a doença.

Recomendações

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte específicos. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.

A raiva

Há mais de 20 anos, a Secretaria da Saúde realiza mensalmente o monitoramento para detecção da raiva. Neste período não houve registro de casos da doença em Votuporanga.

A doença pode infectar qualquer mamífero por meio da saliva ou mordedura, sendo fatal em casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar assistência médica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »