AtaNews Publicidade 728x90
09/03/2024 às 06h34min - Atualizada em 09/03/2024 às 06h34min

ALERTA: Saúde divulga índice de Infestação do mosquito da dengue

Guararapes/SP

Prefeitura Municipal Guararapes
O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, divulgou nesta semana, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) de 2024, realizado em Guararapes, que tem como objetivo avaliar a infestação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya, o zika vírus e a febre amarela.

O índice de infestação do mosquito foi de 4.5 classificado como situação de alerta, quando o índice considerado pela Organização Mundial de Saúde é de 0.5. O Levantamento foi realizado no período de 19 a 23 de fevereiro. Entre as 600 abertas, os agentes de endemias encontraram 27 amostras de larvas, sendo os vasos de plantas, bebedouro dos animais e ralos os locais de maior incidência larvária.

O trabalho contra a dengue vem sendo feito por meio de arrastões e vistoria constante de quintais das residências, empresas e outros locais para eliminar qualquer acumulo de água que possa facilitar o desenvolvimento do vetor.  Em torno da residência em que mora o paciente que contraiu a doença, a Vigilância Sanitária tem realizado ações de bloqueio e aplicações de inseticida e ainda, seguindo um cronograma, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) está realizando a nebulização veicular nos bairros da cidade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município registrou, de janeiro até o dia 8 de março, 224 casos de dengue.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »