AtaNews Publicidade 728x90
07/03/2024 às 12h23min - Atualizada em 08/03/2024 às 08h08min

Quais os 4 desafios da mulher para promover sua saúde física e emocional?

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, é o momento de refletir sobre o autocuidado feminino no seu dia a dia de multitarefas

EDNA A VAIROLETTI
www.vspresscomunicacao.com.br
divulgação
Na sociedade atual, a maioria das mulheres está sobrecarregada por desempenhar vários papeis ao mesmo tempo: trabalhar fora, aprimorar os estudos para avançar na sua carreira, zelar pela casa e família. É neste cenário que acabam se descuidando e colocam, em segundo plano, prioridades como sua saúde e alimentação.

Mas como adotar práticas e hábitos saudáveis ​​para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde física e emocional? As dicas são da Profa. Dra. Nadia Haubert, médica, nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e são essenciais para colaborar no fortalecimento do organismo e bem-estar.

1. Exercite-se - Muitos estudos já comprovaram os benefícios de uma atividade física regular, para a saúde física e mental. Para combater o sedentarismo, o ideal é encontrar formas de movimentar o corpo, mas que sejam prazerosas, para não se desistir já no começo. Essa rotina faz a diferença nos resultados a longo prazo.

2. Sono e descanso - Entre as estratégias para uma boa noite de sono de qualidade é fundamental a prática de horários fixos e regulares para se deitar, deixando desligados qualquer aparelho eletrônico. Vale TVs e celulares, inclusive, pois o uso de telas e a exposição à luz azul pode suprimir a melatonina e acabar atrasando o adormecer.

3. Saúde mental e emocional - Entre as várias técnicas, o mindfulness, a meditação, terapia e a conexão social, com atividades em grupo, podem auxiliar na redução do stress e ansiedade e contribuir para um melhor equilíbrio das emoções.

4. Nutrição - A escolha inteligente de alimentos, sempre com a opção pelos mais saudáveis, pode fazer a diferença ao longo da vida e ajudar a reduzir problemas de saúde nas mulheres, quando associados a uma dieta equilibrada, como por exemplo:

. Tensão pré-menstrualcereais integrais (arroz, aveia, milho), leite, ovos, banana, leguminosas, nozes e castanhas. Quando consumidos periodicamente e sem excessos, importante prevenir uma possível anemia com a ingesta de alimentos ricos em ferro, como carnes, vegetais verde-escuros e feijão, além da vitamina C, encontrada na laranja, limão, acerola, abacaxi etc., que favorece a absorção do ferro.

. Função intestinal - O intestino saudável promove a melhora da imunidade, redução de episódios de candidíase vaginal, proteção a vários tipos de câncer e traz benefícios para o humor e sono. Estudos já demonstraram a associação da função intestinal com doenças metabólicas, como obesidade e diabetes.  O ideal é o consumo diário de alimentos ricos em fibras como frutas, vegetais, cereais, leguminosas e sementes, além da ingestão adequada de água.

. Prevenção de osteoporose e sarcopenia – A ingesta adequada de proteínas de boa qualidade, como carnes magras e fontes de cálcio e proteína dos laticínios desnatados é recomendável para as mulheres, especialmente após os 40 anos. A vitamina D é outro nutriente importante para saúde óssea e muscular.  Por isso, aconselha-se avaliar os níveis no sangue e a necessidade de suplementação, sempre com a recomendação de um especialista da área, como o nutrólogo.

. Controle do peso - É importante destacar que a redução de 5 a 10% do peso corporal, já é suficiente para melhora metabólica, prevenção e tratamento de diversas doenças.  No processo de perda de peso deve-se, no entanto, evitar dietas restritivas ou que excluem grupos alimentares, pois estas condutas podem piorar o estado de saúde com deficiências nutricionais, além de favorecerem o desequilíbrio emocional.

“Autocuidado é a palavra-chave. As mulheres precisam aprender a priorizar sua própria saúde e bem-estar e terem a capacidade para fazer suas escolhas de forma consciente, pensando em viver com qualidade e de forma plena”, ensina a Profa. Dra. Nadia Haubert.

Informações para a Imprensa

VS Press Comunicação
Edna Vairoletti - 11 98531-0066
Andréa Simões - 11 99648-7636
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »