AtaNews Publicidade 728x90
07/03/2024 às 19h04min - Atualizada em 07/03/2024 às 19h04min

Pela primeira vez desde o início do mandato, maioria da população não aprova governo Lula, diz pesquisa Atlas

De modo geral, o levantamento mostra um cenário bem negativo para a imagem de Lula, que precisa ir muito além do discurso pra recuperar a popularidade que um dia teve

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Pela primeira vez desde o início do mandato, a maioria dos brasileiros não aprova o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra a pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta quinta-feira (7). De acordo com o levantamento, aprovação caiu de 52% em janeiro para 47% em março — a porcentagem equivale a menos da metade da população. Os que desaprovam chegaram a 45,9%. Veja abaixo:

O levantamento foi feito com 3.154 entrevistados e tem variação de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Outro dado importante da pesquisa é o de que a imagem negativa de Lula também superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez, desde março de 2022. 

Vista como uma âncora de sustentação da aprovação do governo, a imagem negativa (49%) de Lula superou numericamente sua imagem positiva (47%) pela primeira vez desde agosto de 2022. Indo na mesma linha, a avaliação positiva do governo sofreu nova queda, dessa vez de 4 pontos percentuais, enquanto cresceram as avaliações negativa e regular. Veja:

As áreas que registraram maior crescimento de avalições negativas para o governo foram segurança pública, responsabilidade fiscal e justiça e combate à corrupção. E até mesmo Relações Internacionais, historicamente bem avaliada, sofreu queda de nove pontos percentuais. 

A única boa notícia para o Lula é que, em comparação com o governo de Jair Bolsonaro (PL), a percepção da população é a de que as áreas do governo do petista ainda têm um desempenho melhor. Apesar disso, a avaliação da situação econômica do Brasil atualmente como ruim teve um aumento de seis pontos percentuais, enquanto a expectativa de piora para os próximos seis meses também aumentou 5pp desde janeiro.
Leia a pesquisa completa aqui

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »