AtaNews Publicidade 728x90
07/03/2024 às 06h50min - Atualizada em 07/03/2024 às 06h50min

SP tirou R$ 1,4 bilhão do tráfico com apreensões de cocaína em 2023

Quase 40 toneladas do entorpecente deixaram de ser exportadas para outros países

sspsp
O Estado de São Paulo evitou que R$ 1,4 bilhão fosse parar nas mãos de organizações criminosas ao longo do ano passado, com a apreensão de 39,5 toneladas de cocaína que deixaram de ser exportadas para outros países. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (6) pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante audiência com deputados na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

“É uma política de enfrentamento ao crime organizado, com asfixia financeira e prejuízo econômico às facções que comandam a exportação de entorpecentes a partir do Porto de Santos”, comentou o secretário. Ainda conforme Derrite, o resultado das ações é o enfrentamento ao crime organizado, com um trabalho de inteligência policial, em especial, nos municípios da Baixada Santista. 

Na audiência pública, o secretário ainda anunciou aos parlamentares a Operação Verão “permanente” no litoral paulista. Os policiais serão direcionados a região para continuar reforçando a segurança toda vez que houver um deslocamento de turistas, como em feriados prolongados. Na operação que teve início no final do ano passado, já foram presos 862 infratores, sendo pouco mais de 300 procurados da Justiça.

Durante a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários foi apresentado um balanço do primeiro ano da gestão pelo governo paulista. 

A redução dos homicídios no Estado foi um dos assuntos destacados pelo secretário. São Paulo atingiu no ano passado o menor número de crimes contra a vida da história.  De acordo com a SSP, a taxa a cada 100 mil habitantes no Estado entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024 foi de 5,66, o que também representa a menor marca da série histórica para o acumulado de 12 meses. A taxa por 100 mil habitantes é quatro vezes menor que a nacional.

Redução da criminalidade no centro de SP

Uma das prioridades da pasta, a região central da capital apresentou queda no número de furtos e roubos em geral em 2023. Nas áreas do 3° e 77° Distritos Policiais, que correspondem às cenas abertas de uso, houve redução de 40,7% nos índices somados.

O reforço no policiamento local resultou na prisão e apreensão de 3,3 mil pessoas, 15,8% a mais do que em 2022. Também foram recuperados 174 veículos e 59 armas de fogo ilegais foram apreendidas no período.

Valorização policial

A pasta herdou o maior déficit de efetivo policial da história, chegando a 33%. Para reverter o cenário, foi solicitado ao governo a realização de concursos para abrir mais de 12 mil vagas nas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

Há a previsão que cerca de 4 mil policiais civis tomem posse este ano, que vão compor o efetivo nas delegacias do interior do Estado. Mais 3 mil militares também estão formação para reforçar o policiamento em pontos estratégicos de São Paulo.

Também houve o reajuste salarial aos policiais civis e militares instituído a partir de julho de 2023. A média foi de 20% para todas as carreiras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »