AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 22h28min - Atualizada em 07/03/2024 às 05h39min

Muito se fala sobre crianças superdotadas, mas são os adultos que sentem o maior impacto

André di Francesco compartilha como a superdotação impacta sua vida

Fabiano de Abreu
© Divulgação / MF Press Global
Enquanto a superdotação em crianças recebe ampla atenção, os desafios enfrentados pelos adultos superdotados muitas vezes passam despercebidos. A superdotação em adultos é uma condição complexa que pode ter efeitos significativos em várias áreas da vida.

Segundo o gaúcho erechinense André Di Francesco, diagnosticado com superdotação, embora as crianças superdotadas geralmente possam canalizar sua inteligência excepcional em atividades intelectualmente estimulantes, os adultos muitas vezes enfrentam dificuldades para equilibrar suas habilidades excepcionais com as demandas da vida adulta. “Carreiras desafiadoras, relacionamentos interpessoais complexos e responsabilidades familiares podem sobrecarregar os adultos superdotados, levando a sentimentos de insatisfação”, afirma o mestre em economia.

Além disso, os adultos superdotados podem enfrentar dificuldades sociais únicas. Eles podem ter dificuldade em encontrar pessoas com quem se identificar verdadeiramente, o que pode levar a sentimentos de isolamento e solidão. “Isso ainda é agravado pelo fato de que os adultos superdotados podem ter interesses e paixões que são incomuns ou difíceis de compartilhar com os outros”, acrescenta André.

Por outro lado, os adultos superdotados também têm potencial para fazer contribuições significativas para a sociedade. “Nossa capacidade de pensar de forma criativa e inovadora pode levar a avanços em diversas áreas, incluindo ciência, tecnologia, artes e humanidades”, ressalta di Francesco.

A curiosidade fascinante sobre os adultos superdotados é que eles tendem a processar informações de maneira mais rápida e profunda do que a maioria das pessoas. Isso pode levar a uma intensa sede por conhecimento e a uma busca constante por desafios intelectuais.

É fundamental que a sociedade reconheça e apoie os adultos superdotados, fornecendo acesso a recursos e oportunidades que lhes permitam prosperar. Isso pode incluir programas educacionais adaptados às suas necessidades únicas, bem como apoio emocional para lidar com os desafios associados à superdotação.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »