AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 22h22min - Atualizada em 07/03/2024 às 05h35min

Existe ligação entre TDAH e superdotação? Estudo realiza comparação entre condições

Apesar de algumas semelhanças complicarem o diagnóstico de TDAH e Superdotação existem algumas diferenças importantes que precisam ser observadas, ressalta o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Fabiano de Abreu
© Freepik

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH é uma condição que afeta a capacidade de concentração e controle de impulsos, ela tem sido cada vez mais diagnosticada atualmente, o que a fez ser alvo de diversos estudos voltados a analisar melhor o seu desenvolvimento, efeitos e relação com outras condições, como a superdotação.

 

É isso que o novo estudo “Comparação entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, e Superdotação”, realizado pelo Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, trata.

 

A superdotação e o TDAH são bem diferentes, embora algumas pessoas com TDAH possam parecer mais inteligentes devido ao pensamento acelerado. No entanto, enquanto o TDAH envolve desatenção e hiperatividade, prejudicando a aprendizagem, a superdotação destaca-se pela inteligência acima da média. Por isso, é importante analisar as duas condições e entender até que ponto elas são similares ou possuem diferenças”, explica Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

 

É possível ter TDAH e superdotação ao mesmo tempo?

A superdotação e o TDAH podem ser bastante parecidos em alguns pontos, o que gera confusão em alguns diagnósticos, principalmente quando as duas condições coexistem, explica o Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

 

As semelhanças entre o TDAH e a superdotação podem causar diagnósticos equivocados, mas comumente a superdotação também pode "esconder" o TDAH, e vice-versa, devido a sintomas que dificultam a observação do comportamento do indivíduo”.

 

Alguns estudos indicam que cerca de 8,8% das crianças com TDAH são superdotadas, enquanto outros apontam que 18% das crianças superdotadas têm TDAH, podendo ser ainda mais expressivo em alguns casos. Há menções de até 50% de casos em outros estudos. Além disso, sugere-se uma possível relação entre genótipos propensos a uma maior inteligência fluida e condições como TDAH, autismo, entre outros, influenciadas por fatores ambientais ou no neurodesenvolvimento”, afirma.

 

TDAH e Superdotação

O cérebro de pessoas com TDAH e pessoas com superdotação funciona de formas diferentes, explica Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

 

Observando como o cérebro funciona nas duas condições, observamos diferenças importantes em pessoas com TDAH, especialmente relacionadas à hipoexcitação. Essas mudanças afetam a atenção e a capacidade de controlar reações, contribuindo para os desafios enfrentados por quem tem TDAH. Já em pessoas superdotadas, percebemos um cérebro mais eficiente, com padrões de atividade neural organizados”.

 

A confusão em relação ao pensamento rápido e velocidade de processamento, frequentemente associada ao TDAH, torna difícil diferenciar as duas condições. A intensidade emocional em superdotados pode causar distração em ambientes menos estimulantes, tornando a identificação ainda mais complexa”, explica Dr. Fabiano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »