AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 20h50min - Atualizada em 07/03/2024 às 05h24min

Respeito, Diálogo e Autonomia: O Envolvimento dos Pais na Educação Superior

Redação
Arquivo pessoal
Compreender a importância do envolvimento dos pais e tutores na educação superior é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal dos jovens. Neste contexto, Priscilla Bonini Ribeiro, Diretora Geral da Unaerp Guarujá e Diretora de Segmento Universidade do SEMESP, destaca que, com respeito, diálogo e autonomia como norte, os pais ou tutores são faróis na jornada dos filhos rumo ao sucesso acadêmico e pessoal. Confira abaixo o artigo na íntegra:

"Com respeito, diálogo e autonomia como norte, os pais ou tutores orientam a jornada dos filhos rumo ao sucesso acadêmico e pessoal."

Cada aluno é um ser único a desbravar este vasto mundo acadêmico, onde a rede de apoio familiar tem a funcionalidade de uma bússola a direcionar e iluminar o caminho neste oceano de desafios e descobertas, permitindo a navegação por águas turbulentas e serenas.

Quando um jovem ingressa no ensino superior, abre-se um novo mundo de possibilidades. Nesse momento, é essencial que os pais/tutores estejam conectados com a questão vocacional do filho, compreendendo sua verdadeira vocação em uma das áreas de conhecimento, seja nas áreas de exatas, saúde e humanas.

Não se trata do que os pais/tutores desejam que o aluno estude. É importante identificar as habilidades e vocações do estudante. Esta compreensão é fundamental para garantir um processo de aprendizado eficaz no ensino superior.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), em colaboração com a instituição WORKALOVE Edtech, revelou que 36,9% dos jovens têm como principal objetivo conseguir um emprego na sua área de atuação, enquanto 25,8% almejam uma mudança de padrão de vida, enxergando o ensino superior como um meio para isso.

A pesquisa também destaca que alguns dos principais receios dos estudantes incluem conciliar o curso de graduação com a rotina (15,2%) e a possibilidade de decepção com o curso (27,4%). Esses números evidenciam a importância de compreender as expectativas e desafios dos estudantes, ressaltando a necessidade de uma abordagem que valorize o respeito, o diálogo e a autonomia na relação entre pais, tutores e filhos durante essa fase da vida.

Introjetar desejos dos pais/tutores no futuro estudante é um grande perigo. O diálogo e o respeito na escolha entre família e indivíduo são essenciais para que o estudante não tome decisões baseadas nas expectativas e desejos familiares, mas sim escolha uma área que esteja alinhada com sua verdadeira vocação.

Essa perspectiva equilibrada, baseada em respeito, diálogo e autonomia, não apenas previne possíveis frustrações decorrentes de escolhas inadequadas, mas também promove um ambiente de aprendizado mais eficaz e uma jornada acadêmica e profissional mais gratificante para o jovem. A educação é a única ferramenta que transforma e desenvolve as pessoas e o mundo onde elas estão inseridas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »