AtaNews Publicidade 728x90
06/03/2024 às 11h00min - Atualizada em 06/03/2024 às 11h00min

Santa Casa de Araçatuba inova com "prontuário afetivo" publicado em plataforma do Ministério da Saúde

Araçatuba/SP

Roselana Aguiar
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Em uma iniciativa que tem como objetivo transformar a interação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, a Santa Casa de Araçatuba inovou com o projeto "prontuário afetivo". Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo médicos intensivistas  Fábio Bombarda e Luiz Claudio Lima e as enfermeiras  Cybelle Aparecida Pimentel Gualberto  e Rosi Mara de Castro Borges , o projeto visa aprimorar a humanização no atendimento aos pacientes da UTI-1 adulto (fase de testes) a partir do estreitamento das relações entre todos os envolvidos no processo de cuidado.

O "prontuário afetivo" é um conceito inovador que se destaca por valorizar aspectos pessoais e humanos dos pacientes, indo além das informações clínicas tradicionais. Idealizador do projeto, Fábio Bombarda explica que a iniciativa reflete o compromisso  da Santa Casa de Araçatuba, através das equipes intensivistas, “ não só com a excelência clínica, mas também com o cuidado integral do ser humano, considerando seus valores, histórias e preferências individuais".

A metodologia aplicada incluiu revisões bibliográficas, discussões sobre humanização em ambientes de saúde críticos e a elaboração de um modelo de prontuário que incorpora informações sobre os gostos pessoais do paciente, como hobbies, música favorita, comida predileta, entre outros. Além disso, um espaço especial é dedicado para "mensagens da família", o que permite que entes queridos deixem recados afetivos para fortalecer o suporte emocional ao paciente.

A aplicação prática do projeto envolve a utilização de canetas hidrográficas coloridas para preencher os prontuários para tornar o processo mais lúdico e pessoal. Os campos do prontuário incluem o nome pelo qual o paciente gosta de ser chamado, seus amores, o que gosta de fazer, profissão ou habilidades especiais, time do coração, comida favorita, informações sobre pets, preferências musicais, fé e, claro, a mensagem da família. O prontuário fica localizado no leito do paciente e possui fácil identificação.

Enfermeira coordenadora da UTI, Cybelle Aparecida Pimentel Gualberto avalia que o projeto aproximou a equipe dos pacientes. "Foi muito bom e muito prático para a gente trabalhar esse lado mais humanizado, esse convívio harmonioso com o paciente. Nós também interagimos com a família. É um processo bem especial", diz.

Humanização na prática

O médico intensivista Luiz Claudio Lima explica que o projeto representa um amadurecimento da medicina. "A medicina não abre mão da tecnologia e do progresso da ciência, mas ela também abre uma porta para o lado humano. A medicina, além de uma ciência, é também uma arte", afirma.

A inovação apresenta impacto já visível, de acordo com os idealizadores. "Os familiares e os alunos de medicina se emocionam ao compartilhar e descobrir as histórias de vida dos pacientes com um acolhimento genuíno e uma conexão mais profunda entre os cuidadores e aqueles sob seus cuidados", destaca. A iniciativa recebeu rápido reconhecimento ao ser aceita para publicação na rede HumanizaSUS, vinculada ao Ministério da Saúde.

A implementação do "Prontuário Humanizado" na Santa Casa de Araçatuba reflete um movimento mais amplo de humanização no atendimento hospitalar para reconhecer cada paciente como um ser único, com sua própria história, gostos e necessidades. "Estamos orgulhosos de liderar esse movimento. A empatia e o cuidado personalizado podem andar de mãos dadas com a excelência técnica em saúde", conclui Bombarda.

Este projeto não só beneficia os pacientes e seus familiares ao oferecer um cuidado mais personalizado e humano, mas também enriquece a formação dos futuros médicos, destacando a importância das relações humanas na prática médica. Ao integrar a equipe multidisciplinar e os familiares neste processo, a Santa Casa de Araçatuba estabelece um novo padrão de cuidado, onde a humanização é vista como parte fundamental da cura.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »