AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 22h24min - Atualizada em 06/03/2024 às 09h32min

Cólicas: Conheça 4 posições de yoga que aliviam as dores no período menstrual

Professor Francisco Kaiut compartilha posições de yoga benéficas para fazer durante o período menstrual

Fabiano de Abreu
© Divulgação / MF Press Global
Menstruação chegando, humor instável, inchaço e cólicas. Muitas mulheres lidam mensalmente com fortes sintomas durante o período menstrual, tentando aliviar as cólicas de diversas maneiras. Desde bolsa térmica, remédios, massagem e repouso, uma alternativa que tem ganhado reconhecimento é a prática de yoga, destacando-se por sua capacidade de aliviar as dores e proporcionar um maior bem-estar durante o ciclo menstrual. 

Conheça quatro posições de yoga compartilhadas pelo Professor Francisco Kaiut, do Instituto de Pesquisa Kaiut Yoga, que promovem uma diminuição das dores durante a menstruação: 

 1. Supta Baddha Konasana: 

Com o objetivo de causar relaxamento da pelve e alívio das tensões abdominais e pélvicas, esta posição convida a deitar-se de costas, com joelhos dobrados e pés juntos. Ao permitir que os joelhos se abram suavemente para os lados, as mãos repousam sobre o abdômen, e uma respiração profunda por 5 a 10 minutos acompanha a posição para auxiliar no relaxamento do corpo. 

 2. Supta Virasana:

Destacando-se como uma prática para alongar e relaxar os músculos inferiores das costas, esta postura inicia-se sentada, com os joelhos dobrados. Ao permitir que os quadris desçam entre os calcanhares e estendendo suavemente as costas para trás, a respiração profunda e a permanência na posição por 5 minutos concentram-se na liberação de tensões. 

3. Supta Padangusthasana

Essa técnica busca esticar os músculos da virilha e aliviar a pressão nas costas, é feita deitada de costas, estendendo uma perna em direção ao teto. Ao segurar o dedão do pé correspondente e respirar profundamente, a alternância de pernas após 5 respirações completa a prática. 

4. Virasana

Para realizar a posição de yoga Virasana, comece ajoelhando-se no chão com os joelhos juntos. Sente-se entre os calcanhares, mantendo os pés afastados. Coloque as mãos nos joelhos ou no colo, mantendo as costas retas. Para cólicas menstruais, essa posição pode ajudar a aliviar a tensão abdominal e promover relaxamento.  
Além de proporcionar um alívio significativo para cólicas menstruais suaves, estas posições de yoga são um convite à promoção do fortalecimento do corpo, da flexibilidade e do equilíbrio emocional. Mas Francisco alerta que é importante compreender a sua individualidade. “É crucial ouvir o próprio corpo e adaptar as posturas conforme necessário. Antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, é recomendável consultar um profissional de saúde ou um instrutor de yoga qualificado para garantir uma prática segura e benéfica. Além disso, se as cólicas permanecerem muito fortes, procure imediatamente um ginecologista”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »