AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 22h26min - Atualizada em 06/03/2024 às 09h31min

Rinoplastia em adolescentes: Entenda o procedimento de Rafa Justus

A rinoplastia pode ser feita em adolescentes, principalmente para questões funcionais, afirma o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic

Fabiano de Abreu
© Divulgação

Essa semana a filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, Rafa Justus, de 14 anos de idade, surpreendeu a internet ao se submeter a uma rinoplastia, cirurgia plástica no nariz para corrigir um desvio de septo, e compartilhar os resultados na internet. 

 

Logo diversas pessoas tiveram dúvidas sobre o procedimento e a forma como ele é realizado em adolescentes.

 

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic, o procedimento pode ser realizado em adolescentes, tanto para questões funcionais, quanto estéticas.

 

A principal motivação para rinoplastias em adolescentes é por questões funcionais que prejudicam a respiração, como desvio de septo, mas ela também pode ser feita de forma estética por volta dos 15 anos, mas em casos muito prejudiciais o paciente pode passar pelo procedimento bem antes”. 

 

A abordagem cirúrgica varia entre adolescentes e adultos, especialmente devido ao crescimento e desenvolvimento do nariz nessa idade, quanto mais jovens, é importante considerar o crescimento futuro do nariz”, explica Dr. Bora Kostic.

 

Nos casos de cirurgias em pacientes menores de idade o procedimento deve ser autorizado pelos pais ou responsáveis legais pelo menor.

 

O resultado pode mudar com o tempo?

De acordo com o Dr. Bora Kostic, os resultados podem mudar ao longo do tempo, mas se o procedimento for bem feito, as mudanças serão menores.

 

No caso da Rafa Justus, apesar da motivação funcional, para corrigir o desvio de septo, também houve a correção estética, o que não tem problema, desde que feito por um profissional adequado e sempre considerando as mudanças no corpo, pois quanto mais jovem o paciente, maiores as chances do resultado sofrer alterações ao longo do tempo, não necessariamente negativas”, afirma.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »