AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 14h12min - Atualizada em 06/03/2024 às 09h08min

Lutas: Ombros são uma das articulações mais afetadas na modalidade esportiva

Lesões e dores são recorrentes em praticantes de esportes de combates, cada vez mais populares; SBCOC ressalta ações para prevenção

Carolina Santaro Lantim
Freepik

No recente duelo relâmpago de 36 segundos com nocaute de Acelino Popó Freitas, tetracampeão mundial de boxe, em Kleber Bambam, não houve nem tempo para que acontecesse uma lesão nos lutadores. Mas o fato é que o ombro, articulação com maior arco de movimento e demandada em praticamente todas as modalidades de luta, é uma das partes mais expostas a lesões. Jiu-jitsu, muay thai, boxe, kung fu, os esportes de combate estão cada vez mais comuns e, nas academias, já dividem espaço com os praticantes de musculação. Ganhando cada mais adeptos, é importante dar atenção especial a essa parte do corpo. 

“As diferentes técnicas utilizadas nas diversas modalidades de esportes de combate conferem características particulares a cada uma, o que acaba também se refletindo nas lesões mais associadas a elas, mas, geralmente, os praticantes sofrem com lesões musculares e tendinosas, luxações ou fraturas”, fala o ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Carlos Henrique Ramos.

Algumas medidas simples podem ser grandes aliadas para minimizar o risco de lesões, como o preparo antes e depois dos treinos e o período de descanso para recuperação dos tecidos.

“Trabalhar o fortalecimento dos ombros é fundamental. É importante manter a prática de exercícios que estimulem a força dos músculos ao redor do ombro. Isso também ajudará a manter a estabilidade da articulação”, explica o especialista.

O aquecimento e o alongamento também são essenciais. “Aquecer os ombros com alongamentos corretos, sob orientação de um profissional habilitado antes de qualquer prática esportiva, pode ajudar a prevenir lesões”, pontua.

O cirurgião salienta que treinar com dor no ombro pode ser potencialmente prejudicial. “A dor pode ser um sinal de lesão e continuar treinando enquanto sente esse desconforto pode piorar a situação, além de levar a lesões mais graves”, ressalta. “A dor é um mecanismo de aviso do corpo, então, nesses casos, procure um especialista o quanto antes para o diagnóstico, orientação e tratamentos adequados”, conclui.

 

Crédito da foto: Divulgação/Freepik

Legenda: O ombro, articulação com maior arco de movimento e demandada em praticamente todas as modalidades de luta, é uma das partes mais expostas a lesões

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.

Com 35 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.
 

Assessoria de Imprensa

Predicado Comunicação

Lilian Rossetti - [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

Carolina Santaro – [email protected] (11) 94470-6660

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 97529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 99144-5585 WhatsApp

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »