AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2024 às 10h27min - Atualizada em 06/03/2024 às 08h51min

Águas de São Pedro sediará, em 16 e 17 de março, o 3º Encontro de Ferromodelismo

Evento acontecerá no Centro de Convenções, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de toda a região

PAULO EDUARDO FERRARI VIARTI
Divulgação
O 3º Encontro de Ferromodelismo de Águas de São Pedro acontecerá em 16 e 17 de março, no Centro de Convenções de Águas de São Pedro, na avenida Carlos Mauro, nº 90, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de toda a região. No sábado, ele será das 9h às 18h, e no domingo, das 9h às 16h. O evento é organizado pela prefeitura da cidade, Secretaria de Turismo e ZTR Ferromodelismo, com apoio da Serra do Itaqueri, Gil Hobby Trains e da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com o organizador do evento, Rodolfo Buzato, esses encontros movimentam a economia da cidade. “Nossa região reúne muitos praticantes de modelismo ferroviário, que aproveitam essas oportunidades para trocar informações e conhecer mais sobre este hobby”, afirma. Até o momento, está confirmada a exposição de 17 maquetes de ferromodelismo.
A organização espera um público de 2.500 pessoas no evento. Além de maquetes e modelos ferroviários em miniatura, haverá lojas ligadas ao hobby e sorteios. O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima desculpa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, diz Buzato.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.
           
Serviço
3º Encontro de Ferromodelismo de Águas de São Pedro
Data: 16 e 17 de março
Horário: sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 16h
Local: Centro de Convenções de Águas de São Pedro (avenida Carlos Mauro, nº 90)
Informações: (14) 99639-6111

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »