AtaNews Publicidade 728x90
04/03/2024 às 14h03min - Atualizada em 05/03/2024 às 10h35min

Mulheres lideram mais da metade dos profissionais na Medicina Veterinária

Dos 148.037 médicos-veterinários registrados no sistema do CFMV/CRMVs, 53 são mulheres

Daniela Nucci
Divulgação

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para celebrar e homenagear as conquistas das mulheres, inclusive na área da Medicina Veterinária. Um relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) revela que, atualmente, as mulheres estão cada vez mais presentes e atuantes nesse campo, que tradicionalmente foi dominado por homens.

No Brasil, dos 148.037 médicos-veterinários registrados no sistema do CFMV/CRMVs, 53% são mulheres, totalizando 79.858 profissionais. Já entre os 9.204 zootecnistas atuantes, as mulheres representam 32% do mercado. Além disso, 144 mulheres ocupam cargos em diretoria e conselhos no sistema, uma realidade que era impensável há uma década, incluindo sete presidentes de regionais.

No estado do Rio de Janeiro, destaca-se o maior número proporcional de mulheres médicas veterinárias, totalizando 7.505 profissionais, o que representa 62,23% de todos os profissionais do estado.

Essa mudança significativa pode ser atribuída à presença cada vez maior de mulheres nas universidades, demonstrando o interesse e a determinação feminina em seguir carreira na Medicina Veterinária.

Apesar dos desafios enfrentados, como o preconceito e a discriminação, as mulheres veterinárias estão lutando por igualdade e justiça em seus direitos e oportunidades.

Fernanda Martins, médica-veterinária com 30 anos de experiência e coordenadora educacional da Faculdade Qualittas, conta como superou obstáculos e se especializou em pequenos animais e animais silvestres. “Ao longo da minha trajetória, enfrentei muitos preconceitos nesta área, mas nunca desisti porque é o que amo fazer. Durante meu estágio supervisionado em uma fazenda de gado leiteiro pude perceber o quanto a mulher era discriminada. Os peões sempre me viam com olhos diferentes, mas isso não me impediu de seguir em frente”, recorda Fernanda. 

A médica-veterinária percebeu a necessidade de mudar de direção e decidiu se especializar em pequenos animais e animais silvestres. “Essa escolha me proporcionou novas oportunidades, como na Faculdade Qualittas, onde fui convidada pelos professores Francis Flosi e José Carlos Feo a integrar a equipe acadêmica”.

Mesmo com o avanço das mulheres em cargos de liderança e na área da medicina veterinária, Fernanda reconhece que ainda há desafios a serem enfrentados em uma sociedade machista. No entanto, ela mantém sua fé na luta por oportunidades igualitárias e pela equidade dentro dessa profissão que tanto ama. "A medicina veterinária é minha paixão e estou determinada a continuar crescendo e contribuindo para o bem-estar dos animais, mesmo que encontremos obstáculos no caminho", finaliza Fernanda.

Tamanha determinação une esta profissional às outras 3.5 bilhões ao redor do mundo, que estão sendo homenageadas neste dia. Por isso, queremos desejar a todas um dia especial, em nome de toda equipe Qualittas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »