AtaNews Publicidade 728x90
04/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 04/03/2024 às 14h37min

Urubu com fratura na asa é resgatado por veterinários após apelo de moradores em Sorocaba (SP)

G1
Foto: Gazeta de Votorantim
Um urubu com a asa machucada foi resgatado por dois veterinários após moradores da Vila Garcia, em Votorantim (SP), pediram ajuda quando o animal apareceu ferido na região. Segundo os moradores, a ave silvestre ficou cerca de duas semanas em um terreno, sem conseguir voar.

Os moradores alegam que contataram o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental, a prefeitura da cidade e até o Zoológico de Sorocaba pedindo para que algum órgão ambiental resgatasse o animal. Depois de acompanharem a angústia do urubu por dias, eles decidiram se unir na missão de capturar a ave.

Após a captura, os veterinários Sergio Rodrigo Cardoso e Guilherme Theodoro Carretero souberam do caso por uma amiga e levaram o animal até a clínica deles, que fica em Sorocaba.

“Como ele não está conseguindo voar, ele procurou uma área de mata mais fechada para tentar se esconder e também se alimentar no chão. Ele está machucado, provavelmente de ataque de outros animais e está muito debilitado”, explica Sergio.

Segundo Sergio, o quadro do animal piorou por conta do tempo que ele permaneceu sem receber cuidados veterinários.

“A gente fez um raio-x e constatou que ele está com uma fratura na asa esquerda e o ferimento está bem infeccionado. Por enquanto, estamos tentando estabilizar o quadro dele para fazer a cirurgia”,

O veterinário ressalta que não ter recebido atendimento médico logo após a lesão fez com que o estado de saúde do urubu piorasse, o que também torna a cirurgia mais delicada.

“Se pegasse essa fratura no início, era mais fácil para tratar. Pelo tempo, desenvolveu um quadro infeccioso. É um animal que vive no topo das árvores e ficou dias no chão, um local que ele não está acostumado”,

Sergio e Guilherme serão responsáveis por fazer a cirurgia na ave nos próximos dias, dependendo da melhora do quadro clínico do animal. Após a recuperação, os veterinários vão solta-lo em uma área de mata.

“Infelizmente, a região carece de atendimento público para animais silvestres. Os moradores nem sabem o que fazer quando encontram um caso assim. Acabam procurando ajuda em clínicas veterinárias, contando com apoio de veterinários que atendem de graça esses animais. Precisa melhorar essa questão, pois há órgãos do poder público competentes para agir nestes casos.” aponta Sergio Cardoso.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »