AtaNews Publicidade 728x90
29/02/2024 às 18h17min - Atualizada em 03/03/2024 às 09h59min

Desafios e oportunidades de empreender no ramo da beleza

Com uma abordagem estratégica, criatividade e dedicação, é possível superar esses desafios e prosperar no vibrante mundo da beleza.

Vanessa Rangel
Vanessa Rangel - referência de mega hair no Brasil, se consolidando com a criação de uma técnica 100% brasileira totalmente registrada e genuinamente nacional
Acervo Pessoal
 

Por trás do brilho dos salões de beleza e das marcas de maquiagem, existem desafios significativos que os empreendedores enfrentam ao iniciar e manter um negócio nesse setor altamente competitivo. Em 2021, o Brasil ocupava o quarto lugar no ranking de gastos com cosméticos, o que evidencia a importância que os brasileiros atribuem à beleza e aos cuidados pessoais. Isso também aponta para grandes oportunidades para empreendedores que desejam atuar na área.

 

No entanto, segundo a Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), uma das principais dificuldades enfrentadas pelos salões está relacionada à escassez de profissionais qualificados no setor. Após a pandemia, isso se tornou um sinal claro de que existe uma demanda significativa por serviços de beleza.

 

Vanessa Rangel, empresária, cabeleireira e  referência de mega hair no Brasil explica que com a crescente demanda por produtos e serviços de beleza, o mercado torna-se saturado, criando uma concorrência acirrada entre os empreendedores. “Desde salões de beleza locais até marcas de cosméticos internacionais, há uma multiplicidade de opções disponíveis para os consumidores, o que exige dos empreendedores estratégias sólidas de diferenciação e marketing para se destacarem”, afirma.

 

Além disso, o ramo da beleza é frequentemente regulamentado por normas e exigências governamentais que variam de acordo com a localização geográfica. “Os empreendedores precisam lidar com uma série de licenças e certificações para operar legalmente, o que pode ser um processo complexo e demorado, especialmente para aqueles que estão começando”, completa a especialista.

 

Mudanças no comportamento do consumidor

 

As tendências e preferências dos consumidores no ramo da beleza estão em constante evolução, impulsionadas por influenciadores digitais, mídias sociais e avanços tecnológicos. Os empreendedores devem estar atentos a essas mudanças e adaptar seus produtos e serviços para atender às demandas do mercado em constante mudança.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »