AtaNews Publicidade 728x90
01/03/2024 às 13h10min - Atualizada em 01/03/2024 às 13h10min

Curso para gestantes da Santa Casa de Birigui ensina sobre os principais cuidados com o bebê

Birigui/SP

Santa Casa Birigui
O nascimento de um filho é uma experiência única para a futura mamãe. Mas, a gestação e os principais cuidados com o bebê podem trazer dúvidas, medos e anseios para as gestantes. Visando orientá-las e prepará-las para este momento especial, a Santa Casa de Birigui oferece o ‘Curso para Gestantes’.

O primeiro curso do ano acorreu quarta e quinta-feira (28 e 29 de fevereiro), no salão nobre do hospital. A iniciativa contou com a participação de 56 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, que receberam aulas teóricas e práticas sobre higiene do bebê, massagem e shantala e manobra de desengasgo.

Também foram abordados temas como pré-natal, importância da carteira de gestante, documentos para a internação, cuidados com a saúde bucal das mães e bebês, aleitamento materno e tipos de partos, aspectos emocionais durante a gestação, estimulação e desenvolvimento do bebê.

As atividades foram ministradas por uma equipe multiprofissional da Santa Casa, composta por enfermeiras obstetras, técnicas de enfermagem, fisioterapeuta, dentista e psicóloga. Ao final, as gestantes receberam um mimo e folders com informações sobre os temas tratados.

DEPOIMENTOS

Grávida de cinco meses e esperando o seu segundo filho, Patrícia Domingos de Brito disse que o curso agregou muito conhecimento. “Foi maravilhoso participar desses dois dias. Mesmo já sendo mãe, recebi conhecimentos atuais que vão me preparar melhor para ter meu novo bebê”, afirmou.

Mãe de primeira viagem e grávida de 2 meses e meio, Tamiris da Silva contou que o curso deu um norte para o restante da gestação. “Estou no início da gestação e estava meio perdida, sem saber o que fazer. Aprendi muitas coisas importantes e tirou meus medos com relação ao parto”, disse.

Sidneia Priscila Gonçalves, grávida de quatro meses, elogiou a iniciativa. “Como é a minha primeira gestação, resolvi participar para tirar minhas dúvidas e medos. Receber informações e conhecimentos de profissionais da área me deixa mais segura. O curso superou minhas expectativas”, comentou.

CURSO MENSAL

Coordenado pelo Centro Integrado de Humanização e pela Maternidade, o curso para gestantes integra as ações da assistência humanizada desenvolvidas no hospital. O curso ocorre mensalmente (menos em janeiro, julho e dezembro). O próximo encontro será nos dias 27 e 28 de março.

Podem participar dos encontros gestantes em qualquer fase da gravidez. Elas podem ainda trazer um acompanhante, de maneira que os aprendizados sejam compartilhados com a pessoa que estará presente durante o período da gestação, parto e nos cuidados com o bebê.

A Santa Casa é referência na área de obstetrícia para uma microrregião composta por Birigui e mais 10 municípios. No ano passado foram realizados 1.283 partos no hospital, entre cesáreas e normal, sendo que 816 partos foram realizados por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »