AtaNews Publicidade 728x90
01/03/2024 às 09h39min - Atualizada em 01/03/2024 às 09h39min

Triângulo da Saúde: Macros I e IV passam a funcionar até as 21h em apoio ao Pronto Socorro

Penapolis/SP

Secom - PMP
Prefeitura Municipal Penapolis
A partir de segunda-feira, dia 4 de março, as Macros I (Eldorado) e IV (Planalto) passam a atender até as 21h, como uma extensão do atendimento do Pronto Socorro Municipal. A medida faz parte do programa “Triângulo da Saúde” para ampliar o atendimento da atenção primária e interligar as unidade de pronto atendimento e de urgência e emergência.
O início do programa “Triângulo da Saúde” foi anunciado nesta quinta-feira (29), em uma coletiva de imprensa, com a presença do prefeito Caique Rossi, a vice Mirela Fink, vereadores e secretários municipais, servidores e órgãos da imprensa. Segundo o prefeito, este é um compromisso de sua gestão para a melhoria da saúde pública.
“A saúde é uma marca da nossa administração, é um compromisso que assumimos de levar uma saúde de qualidade para a população. Saímos de uma saúde completamente desestruturada para uma saúde que bate recordes. São números recordes de cirurgias eletivas, na compra de medicamentos e na contratação de pessoal”, afirmou o prefeito.
“Estamos cumprindo um por um dos compromissos que assumimos com a população, principalmente os da área da saúde. O Triângulo da Saúde é uma iniciativa de humanização, de levar a saúde pública mais perto da população. Avaliamos que as Macros I e IV atendem duas região muito populosas, com uma alta demanda de pacientes, e por isso, ampliamos seu horário de atendimento”, explicou o prefeito.
A vice-prefeita Mirela Fink destacou que o Triângulo da Saúde é uma ação de descentralização do atendimento da saúde. “Estamos resgatando a saúde primária. Agora, os moradores não precisarão se deslocar para o Pronto Socorro, pois terão todo o atendimento mais próximo de suas casas. É uma ação inédita para Penápolis, um dia histórico para todos”, afirmou. 
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explicou que as Macros I e IV serão uma extensão do Pronto Socorro Municipal para atendimentos de casos de dor aguda. As unidades contarão com equipe médica, com clínico geral, e equipe de enfermagem.
Ainda segundo o secretário, as unidades de saúde funcionarão de forma interligada. “Casos mais simples serão atendidos nas Macros I e IV e urgência e emergência, no Pronto Socorro. Com isso, desafogamos o PS e garantimos o atendimento da população, ampliando os serviços da atenção primária”, contou Luiz Washington.
“Casos de urgência e emergência serão atendidos no Pronto Socorro. As duas Macros farão o atendimento de pacientes com dores agudas, síndromes gripais, suspeitas de dengue, casos que precisam de atendimento médico mas não se configuram como emergência. Se necessário, o paciente poderá ser encaminhado ao Pronto Socorro.”, esclareceu.
Vale ressaltar que os atendimentos de rotina, consultas médicas, encaminhamentos para exames e especialistas são realizados normalmente nas unidades básicas de saúde. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »