AtaNews Publicidade 728x90
01/03/2024 às 08h12min - Atualizada em 01/03/2024 às 08h12min

ONGs se mobilizam para ajudar idosa que tem dezenas de gatos resgatados em Cristalândia (TO)

G1
Três ONGs de Palmas se uniram para ajudar uma idosa que tem resgatado gatos das ruas de Cristalândia. As organizações receberam um vídeo onde uma idosa aparece mostrando a casa e pedindo doação para comprar a ração dos gatos. Segundo as protetoras envolvidas na ação, no local haviam 50 gatos, vários patos e um cachorro.

“Quando vimos o vídeo ficamos desesperadas em ver tantos animais em situação de fome e, aparentemente, doentes. No vídeo pedia-se doação de dinheiro para ela comprar ração”, contou a protetora da ONG Patinhas de Palmas, Evelyn Frota.

No dia 10 de fevereiro, cinco protetoras das ONGs Auquemia, Ausemiaus e Patinhas de Palmas foram até a cidade de Cristalândia levando mais de 100 kg de ração e medicações. Ao chegar na casa da idosa perceberam que a situação era mais grave.

“Ficamos chocadas com tantos animais doentes e a maioria deles sem castrar. Não fomos preparadas para trazermos animais, todavia não tinha como voltarmos para Palmas sem trazer ao menos os casos mais graves. Eram cinco filhotes extremamente gripados, duas gatas com câncer (orelha e mamário), um gato com suspeita de leshimaniose, uma gata com fungo/sarna severos”, explicou a protetora.

Os animais estão em uma clínica da capital recebendo tratamento. As ONGs também disseram que por falta de espaço no carro, outros animais ficaram na casa e precisam receber assistência médica. “A maioria deles estão doentes, como por exemplo, desnutrição, verminose, diarreia, fungo e sarna, gengivite, entre outras doenças”, disse Evelyn.

Até o momento, só os filhotes serão disponibilizados para adoção, já que os adultos ainda estão em tratamento. Quem puder ajudar na doação e pessoas interessadas em adotar um gatinho podem procurar as ONGs pelas redes sociais ou entrar em contato com o Patinhas de Palmas pelo número (63) 99227-7337.

“Quando esse vídeo chegou no grupo das ONGs houve uma comoção geral, tanto que vários projetos que não estão aqui hoje nos ajudaram com medicação e principalmente apoio”, disse a protetora da ONG Auquemia, Lilian Castilho.

Como ajudar

As ONGs têm promovido uma campanha de doação para ajudar com os custos das rações, medicamentos e materiais para construção de um gatil na casa da idosa. As doações podem ser feitas na conta da Associação Ausemiaus ou diretamento na clínica veterinária da Dra. Ana Paula Lima, que fica na quadra 405 Sul.

“O nosso desejo é de fazer um gatil e um lugar adequado para as galinhas, patos e cão. Além de melhorar a casa onde residem, pois o cupim tem destruído a estrutura da casa. Iremos voltar assim que começar a receber a ajuda financeira para pagarmos as despesas iniciais”, explicou Evelyn.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »