AtaNews Publicidade 728x90
29/02/2024 às 13h37min - Atualizada em 01/03/2024 às 06h14min

Nutrição e bem-estar: fundamentos importantes na reabilitação

Dáleth Hanna.
VecsTock/Freepik.
 

Durante o tratamento contra a dependência química e alcoólica, há um conjunto de fatores que possibilitam melhor evolução na reabilitação. 

A avaliação médica, processo de desintoxicação e a ressocialização do adicto na sociedade, são três etapas fundamentais que todo o centro clínico deve seguir. 

De forma simplificada, no artigo de hoje abordaremos a importância da alimentação, nutrição e o bem-estar na promoção da saúde e na recuperação do paciente. Se interessou pelo tema apresentado? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

 

Processo de Desintoxicação

 

Com a chegada do usuário de drogas na unidade, imediatamente os profissionais da área da saúde realizarão uma avaliação médica aprofundada. Isso possibilita a desenvolver um plano de tratamento individualizado e humanizado para cada paciente internado. 

Após a descrição médica, é iniciado a segunda parte do tratamento, que é a desintoxicação das drogas no corpo. Desse modo, a desintoxicação é dirigida por três processos, sendo inicialmente a utilização das medicações necessárias por um período necessário, a prática de atividades físicas e a alimentação desintoxicante e nutritiva. 

Cada fase é direcionada por um profissional especializado no assunto, e de preferência, que tenha experiência no atendimento voltado a dependência química e alcoólica. Para que você entenda da melhor forma possível, cada fase é responsável por promover o hábito saudável ao paciente, além de ajudar a expulsar todo o resquício de substâncias químicas no corpo. 

 

Por que a alimentação é fundamental para o tratamento?

 

1. Nutrição Adequada: Uma alimentação balanceada e nutritiva é essencial para promover a cicatrização, fortalecer o sistema imunológico e fornecer energia para o corpo durante o processo de recuperação. Isso envolve consumir uma variedade de alimentos que forneçam vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

 

2. Hidratação: A ingestão adequada de líquidos é crucial para manter a hidratação, facilitar processos fisiológicos e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo. Água, sucos naturais e outras bebidas saudáveis são importantes para garantir uma hidratação adequada.

 

3. Controle de Peso: Para alguns pacientes, especialmente aqueles com condições crônicas, controlar o peso pode ser uma parte importante da reabilitação. Isso pode envolver orientação sobre a manutenção de um peso saudável por meio de uma combinação de dieta equilibrada e exercício físico apropriado.

 

4. Gestão de Condições Médicas: Muitos pacientes em reabilitação têm condições médicas subjacentes que podem ser influenciadas pela dieta. Por exemplo, pacientes com diabetes precisam monitorar os níveis de glicose no sangue e fazer escolhas alimentares adequadas. Da mesma forma, pacientes com pressão alta podem se beneficiar de uma dieta com baixo teor de sódio.

 

5. Suplementação, se necessário: Em alguns casos, pode ser necessário suplementar a dieta com vitaminas, minerais ou outros nutrientes para garantir que o paciente esteja recebendo todos os nutrientes necessários para sua recuperação.

 

6. Bem-Estar Mental e Emocional: Além da nutrição física, é importante considerar o bem-estar mental e emocional do paciente durante a reabilitação. Isso pode envolver o acesso a apoio psicológico, atividades de relaxamento e outras estratégias para promover o equilíbrio mental e emocional.

 

7. Exercício Físico: Juntamente com a nutrição adequada, o exercício físico desempenha um papel crucial na reabilitação. Um programa de exercícios personalizado e supervisionado pode ajudar a melhorar a força, flexibilidade, mobilidade e resistência do paciente, contribuindo para uma recuperação mais rápida e eficaz.

 

Encontrando a clínica de recuperação adequada que aplique uma boa alimentação no processo de recuperação

 

Ao integrar esses fundamentos de nutrição e bem-estar na reabilitação, os profissionais de saúde podem oferecer um cuidado abrangente que promove a recuperação e melhora a qualidade de vida do paciente.

A alimentação adequada além de ajudar no processo de desintoxicação das drogas no corpo, pode beneficiar e estimular uma melhoria na qualidade de vida. Para que o paciente saia desse círculo vicioso, é preciso muito mais que apenas uma reabilitação, é fundamental que o paciente aprenda a desenvolver hábitos saudáveis. 

A clínica de recuperação ajuda o adicto a entender que pequenas ações sendo executadas diariamente, podem evitar recaídas. Como foi descrito acima, há uma série de fatores que desempenham a melhoria na qualidade de vida, como por exemplo: uma alimentação saudável rica em nutrição e a prática de atividades físicas. 

Todas essas fases prescritas acima, são fundamentais para promover saúde e bem-estar a um usuário de drogas. Se você procura a unidade adequada para ajudar um amigo ou um ente querido, dê preferência para a instituição que se atente aos detalhes.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »