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29/02/2024 às 14h14min - Atualizada em 01/03/2024 às 06h02min

TikTok tem mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo: veja como ganhar dinheiro com a plataforma

Desde sua criação, o número de usuários na rede social tem crescido exponencialmente. Saiba mais a seguir!

Geraldo Rodrigues
Freepik.

Desde seu surgimento em 2016, o TikTok emergiu como um dos mais impressionantes fenômenos das redes sociais. Com uma trajetória rápida e uma base de usuários que ultrapassa 1,5 bilhão de pessoas, essa plataforma não apenas conquistou seu espaço, mas também ofereceu oportunidades financeiras significativas para seus criadores de conteúdo.

 

No Brasil a rede social passou a ocupar os holofotes daqueles que queriam ganhar destaque no mundo digital e também consumir conteúdo de uma outra forma. Isso não só aqui. Por conta disso, de acordo com o site Business of Apps, no 2º trimestre de 2023, o TikTok fechou com 1,587 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. 

 

Em termos populacionais, se fosse um país,  o aplicativo seria o mais populoso do mundo, à frente de China, Índia e Rússia. Diante de uma base com um número grande de dados, a criação de conteúdos relevantes pode ser uma alternativa para geração de renda que, dependendo da dedicação e da qualidade dos materiais, pode se tornar até a principal para muitos.

 

Por conta disso, nossa redação separou algumas dicas para aqueles que querem embarcar nesse mundo. Ao mesmo tempo, traremos mais dados que mostram o grande potencial que se esconde por trás do scroll infinito do TikTok.

Números do TikTok: o fenômeno das redes sociais

 

Sabemos que o foco deste conteúdo é falar sobre como ganhar dinheiro com o app e, portanto, não vamos nos alongar muito aqui nos números. Porém, vale comentar sobre eles apenas para você entender a dimensão da rede social da Bytedance:

 
  • No 2º trimestre de 2018, havia 133 milhões de usuários mensais ativos no TikTok. Esse número aumentou para 381 milhões em 2019, 700 milhões em 2020, 902 milhões em 2021, 1,366 bilhão em 2022 e 1,587 bilhão em 2023.

 
  • Até 2022, o app já teve mais de 3,3 bilhões de downloads.

 
  • Considerando as faixas etárias, a mais representativa é a de 18 a 24 anos, com 34,9% dos usuários. As outras duas mais significativas são de 25 a 34 anos (28,2%) e de 13 a 17 anos (14,4%).

 
  • A receita do TikTok foi de US$63 milhões em 2017. A evolução ao longo dos anos foi massiva: US$150 milhões em 2018, US$350 milhões em 2019, US$2,64 bilhões em 2020, US$4,697 bilhões em 2021 e US$9,401 bilhões em 2022.

 
  • Considerando o 2º trimestre de 2022, o TikTok foi a rede social com mais tempo de uso diário, com média de 95 minutos. Os próximos da lista são YouTube (74 minutos), Instagram (51 minutos) e Facebook (49 minutos).

Como ganhar dinheiro com o TikTok?

 

Uma das formas mais conhecidas de ganhar dinheiro com o TikTok é a criação de conteúdos virais, aqueles que atingem muita gente dentro da plataforma. Para fins de comparação, com o Programa Criativo TikTok Beta, que remunera os criadores por seus vídeos, a plataforma costuma pagar US$0,15 a cada mil visualizações

 

Isso significa que, para os participantes deste programa, um vídeo com 1 milhão de visualizações pode render algo em torno de US$150 – ou seja, algo próximo de R$750. 

  

Dentre setores como o de moda, vestuário, habitação e saúde, a plataforma ganhou destaque mundialmente em virtude das famosas “dancinhas” de músicas hit do momento, que trouxe influenciadores e outras redes e revelou outros nomes até então desconhecidos. 

 

Além disso, trabalhar como membro de programas de afiliados de sites de apostas esportivas pode ser uma alternativa para ganhos no TikTok. Isso porque o influenciador pede para que as pessoas se cadastrem no site da empresa e, a partir daí, recebe um percentual dos depósitos realizados por meio dele. 

 

Se um torcedor fizer mais 9 depósitos ao longo do tempo, é enviado um percentual de cada um deles. Isso é muito bom porque permite que você ganhe não apenas pelos primeiros depósitos, mas sim por todos os demais. 

 

Abaixo, seguem algumas dicas para de destacar nessa área:

 
  • Crie conteúdos relevantes 

 

Este é o primeiro ponto. Conteúdos relevantes são aqueles que entregam valor a quem os consome. Pode ser, por exemplo, a sugestão de algumas bets para determinadas partidas, dicas de como analisar as estatísticas de diferentes equipes e boas odds para jogos e eventos menos conhecidos e comentados.

 
  • Busque entender como funcionam os conteúdos virais 

 

Quanto mais pessoas forem atingidas com os vídeos, maior tende a ser a chance de ter mais pessoas que se inscrevem por seu link e, consequentemente, podem gerar comissões futuras. 

 

Há várias técnicas de vitalização de conteúdos e, embora não exista uma receita de bolo, algumas sugestões são conhecer o algoritmo da plataforma, participar de desafios, entender o que está fazendo sucesso atualmente, usar hashtags que façam sentido para a sua audiência e interagir com o público.

 
  • Explore diferentes esportes para além do futebol 

 

Embora sejamos conhecidos como o país do futebol, também há interesse por outros esportes aqui, como basquete e futebol americano, por exemplo. Trazer dicas e palpites sobre essas partidas pode fazer com que o conteúdo atinja menos pessoas, mas que se comunique bem com uma audiência que não está tão suprida como a dos tipsters de futebol. 

 

Isso pode fazer com que o interesse de quem receber o seu conteúdo no TikTok seja maior pelas apostas.

 
  • Não seja interesseiro, seja interessante

 

O objetivo de ter conteúdos viralizados enquanto afiliado de apostas esportivas é ter mais pessoas que se inscrevem por seu link e podem trazer boas comissões no futuro. Mas, primeiro, o material deve ser prático, relevante e com valor agregado. 

 

É isso que fará com que ele se torne interessante – e uma possível consequência natural é justamente um grande número de cadastros.

 
  • Fale também com quem já faz apostas esportivas

 

Vale lembrar que todos os depósitos feitos por um apostador podem trazer comissões, então criar conteúdos interessantes para quem já fez seu cadastro na plataforma, pode ser uma oportunidade. Como eles já sabem como funciona, a barreira para fazer com que apostem novamente tende a ser menor do que para quem nunca fez isso.

 

Ao colocar essas dicas em prática, é possível se comunicar com uma base bilionária de usuários e agregar valor para a vida de pessoas não só do Brasil, mas de todo o mundo, mostrando para o mundo como cada conteúdo é único e pode fazer a diferença.



 
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