AtaNews Publicidade 728x90
29/02/2024 às 10h41min - Atualizada em 29/02/2024 às 10h41min

PF deflagra operação Delivery Card 2, no Rio de Janeiro

A organização criminosa investigada pela operação é responsável por fraudes que causaram prejuízo de mais de R$ 400 mil à Caixa Econômica Federal

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
Governo Federal
Rio de Janeiro/RJ. Na manhã desta quinta-feira, 29/2, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da operação Delivery Card visando desarticular organização criminosa dedicada à prática de fraudes bancárias e outros crimes no Rio de Janeiro.

Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, na capital fluminense.

A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 22/9/2022, após o Grupo de Repressão a Crimes Contra a Caixa Econômica Federal (GCEF/PF/RJ) ter identificado os membros da organização criminosa responsável pelas fraudes bancárias eletrônicas que causaram um prejuízo que ultrapassa R$ 400 mil.

Segundo a investigação, os criminosos compraram, de forma irregular, passagens aéreas usando cartões clonados da CAIXA. Para evitar suspeitas, as passagens eram posteriormente vendidas a baixo custo em uma rede social, sob o pretexto de terem sido adquiridas em programas de milhagem.

As investigações foram iniciadas com base em informações fornecidas pela Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas (CBAN), que é responsável por gerenciar a base Tentáculos, instituída pela Polícia Federal com o objetivo de reprimir fraudes bancárias eletrônicas, mediante o esforço cooperativo e a integração da PF com as Polícias Civis e as instituições bancárias, através da Febraban.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas somam mais de 26 anos de prisão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »