AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2024 às 06h55min - Atualizada em 28/02/2024 às 06h55min

Saúde municipal predomina em requerimentos aprovados

Araçatuba/SP

Suzy Faria
Assessoria de Comunicação
Fotos/ Angelo Cardoso
Os problemas da saúde municipal foram discutidos pelos vereadores de Araçatuba na 4ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (26/02). Quatro dos nove requerimentos de informações oficiais aprovados pelo plenário na fase do Grande Expediente abordaram esse assunto, o que motivou os debates.

Um dos pedidos de informações foi apresentado pelo vereador Arlindo Araujo (MDB). Ele questiona o redirecionamento de pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Marco Aurelio Pereira, localizada no centro da cidade, para a UBS Raimunda Souza Martinez, no bairro São Vicente.

“Uma pessoa tem que andar oito quilômetros para chegar ao posto de saúde. É assim que as pessoas estão sendo tratadas. É desumano. É mais um dos absurdos que essa secretaria tem protagonizado. O responsável é o prefeito, que nomeou uma pessoa incompetente para administrar a saúde. Se isso não melhorar, teremos que nos reportar ao Ministério Público”, disse Arlindo.

Outro vereador que também fez críticas à saúde municipal foi Luís Boatto (MDB). Ele apresentou requerimento questionando a reforma e a reinauguração da UBS Dr. Augusto Simpliciano Barbosa, localizada no Jardim Planalto. As obras no local começaram em dezembro de 2022 com previsão de encerramento em oito meses.

“Falta medicamento básico nas UBSs. Não tem protocolo de atendimento diferenciado para pacientes idosos e autistas. Mudaram de sistema novamente. Está uma desordem, uma bagunça. O que a Carmem Guariente faz com a saúde é uma vergonha”, afirmou Boatto em referência à secretária municipal de Saúde.

Os vereadores Gilberto Batata Mantovani (PL) e Dr. Jaime (PSDB) também falaram sobre o assunto. “A saúde tem questões que precisam ser resolvidas. O prefeito está empenhado, mas não estamos vendo a presença do governo do estado”, opinou Batata. “O problema da saúde é nacional. Não há gestão que consiga resolver todos os problemas com a verba que tem”, ponderou Jaime.

OUTROS PEDIDOS –

A vereadora Regininha (Avante) apresentou dois requerimentos sobre a saúde municipal, aprovados sem discussão. Os pedidos referem-se aos casos de dengue e de Covid-19 confirmados no município em 2024 e as providências adotadas pela secretaria municipal de Saúde.

O vereador Arlindo Araujo assina mais dois requerimentos aprovados na 4ª Sessão Ordinária do ano. Um deles questiona a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de terrenos do loteamento GSP Golden, que permanece em fase de construção. A outra solicitação quer saber qual é o órgão responsável por averiguar as árvores que estão em risco em queda.

Outros dois requerimentos de informações são assinados pelo vereador Wesley da Dialogue (Podemos). O parlamentar cobra a realização de serviços públicos no Jardim Centenário e a nomeação de candidatos aprovados no último concurso público municipal.

O plenário aceitou ainda requerimento de autoria do vereador João Moreira (PP) sobre a implantação de escola, posto de saúde, coleta de lixo, rondas policiais e transporte coletivo e escolar no residencial Sylvio Venturolli.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »